Chuvas intensas seguem no Paraná após fim de semana com tornado
As chuvas típicas de verão, concentradas principalmente entre o fim da tarde e o início da noite, seguem no Paraná ao longo desta semana. Após um fim de semana marcado por grandes volumes de precipitação e pela passagem de um tornado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o risco de tempestades continua elevado, agora com maior atenção voltada ao litoral do estado entre esta segunda (12) e terça-feira (13).
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), na sexta-feira (9) os maiores acumulados de chuva foram registrados em Santa Helena (47,6 mm), Marechal Cândido Rondon (45,2 mm) e Foz do Iguaçu (40,2 mm). No sábado (10), os volumes aumentaram de forma significativa, com destaque para São Miguel do Iguaçu (100,6 mm), Palotina (95,6 mm), Assis Chateaubriand (75,8 mm), Foz do Iguaçu (75,6 mm), Pinhão (74,2 mm), Laranjeiras do Sul (72,4 mm) e General Carneiro (70 mm).
Ainda no sábado, um tornado se formou em Piraquara e atingiu São José dos Pinhais. Segundo o Simepar, o fenômeno foi classificado como F2 na escala Fujita, com ventos estimados em até 180 km/h. Ao menos 350 residências foram danificadas, afetando cerca de 1,2 mil pessoas. Duas pessoas sofreram ferimentos leves.
A célula de tempestade responsável pelo tornado atravessou a região leste do Paraná e provocou ventos entre 60 km/h e 70 km/h em Curitiba e em Guaratuba, onde o volume de chuva ultrapassou 60 mm em apenas meia hora. No domingo (11), os acumulados diminuíram, com registros máximos de 24 mm em Nova Tebas e 18,2 mm em Guarapuava.
Previsão
As pancadas de chuva entre segunda (12) e quarta-feira (14) devem atingir principalmente as regiões Noroeste, Norte, Campos Gerais e Leste do estado. Boletim de gestão de riscos elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil aponta risco alto para tempestades com descargas elétricas no período da tarde, especialmente entre o leste da Região Metropolitana de Curitiba e o litoral, com possibilidade de enxurradas.
Entre quinta (15) e sexta-feira (16), a chuva continua, com volumes mais elevados previstos para sexta. Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do país, aumentando a instabilidade em todas as regiões do Paraná.
As temperaturas devem apresentar queda no amanhecer no Oeste, Sudoeste e Sul do estado. Nas demais regiões, as mínimas ficam em torno de 18 °C na Região Metropolitana de Curitiba e 20 °C no Norte e Noroeste. À tarde, as temperaturas podem chegar a 28 °C ou 30 °C no Norte, enquanto no Leste, devido à nebulosidade, os termômetros devem marcar entre 26 °C e 28 °C.





