Saúde

Mais de 7 mil pacientes passaram pelo Pronto Atendimento no recesso das UBS

A equipe do Pronto Atendimento Municipal 24h (PAM) recebeu mais de 7 mil pacientes no período de recesso das unidades básicas de saúde (UBS) de Umuarama. Os postos de saúde permaneceram fechados em parte de dezembro, devido às férias coletivas do funcionalismo público.

De acordo com a Prefeitura, foram “7.548 atendimentos médicos com alto índice de satisfação e resolutividade”. Durante todo o mês de dezembro, foram 13.165 pacientes atendidos.

Desse total, conforme a classificação de risco, 10 pacientes chegaram em condição de alto risco à saúde e à vida (indicado pela cor vermelha). Outros 50 em risco moderado a alto (laranja), enquanto 2.194 foram recebidos com risco moderado (amarela). Por fim, 5.294 pessoas estavam em situação de risco leve (classificação azul/verde).

“Foi um grande volume de atendimentos no período de férias das UBS, mas com o reforço estrutural, no quadro pessoal e com dedicação e empenho dos servidores, conseguimos atender a todos de forma ágil e humanizada”, avaliou a secretária municipal da Saúde, Lisbeth Scanavaca, ao parabenizar a coordenação e todos os funcionários pelo ótimo desempenho.

Ela lembrou que ao longo de janeiro, 10 UBS (nove na cidade e uma em Serra dos Dourados) atendem com horário estendido – das 7h30 às 19h30, sem intervalo, para agilizar as consultas médicas.

Como mostram os números, mais uma vez o Pronto Atendimento comprovou sua capacidade em atender grandes volumes. Além da atenção médica, entre os dias 19/12 a 05/01 a farmácia do PAM atendeu a 5.402 pacientes, dispensou 15.530 doses de medicamentos e 27.412 insumos foram utilizados. O setor de nutrição teve 26 atendimentos, sete avaliações completas e serviu 1421 refeições para médicos e funcionários.

O serviço social atendeu 27 pessoas, realizou três cadastros na Central de Leitos e encaminhou 18 internações/demandas gerais, além de um paciente encaminhado para consulta em outro serviço de saúde. Na enfermagem, o tempo médio de espera na triagem ficou em 7min32s e houve 328 transferências. Os médicos realizaram 8.602 atendimentos, com tempo médio de espera de 31min.

Pesquisa de satisfação dos usuários do Pronto Atendimento

A coordenadora do Pronto Atendimento 24h, Cintia Braga, destaca a importância dos usuários responderem à pesquisa de satisfação disponível em todos os setores. “Na recepção existe o QR Code para facilitar a consulta”, disse. O objetivo da pesquisa é subsidiar a equipe para melhorar os serviços prestados à população e o atendimento em geral.

“As poucas pessoas que responderam demonstraram satisfação total com o atendimento, mas precisamos ouvir mais pessoas para uma visão geral do trabalho e para melhoramos onde for necessário”, completou.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Relatório aponta que pilotos ignoraram alertas antes da queda da Voepass

O relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu que…

23 segundos ago

Inscrições para vagas de eletricista da Copel em Ubiratã terminam na quinta-feira

Inscrições para 24 vagas de eletricista da Copel em Ubiratã terminam nesta quinta-feira (9). Contratados…

15 minutos ago

Governo adia decisão sobre aumento do etanol na gasolina para 32%

Governo adiou a decisão sobre elevar o percentual de etanol na gasolina de 30% para…

52 minutos ago

Identificado homem que morreu após atropelamento em Francisco Alves

Foi identificado como José Neto Soares, conhecido por moradores como Zé Timba, o homem que…

1 hora ago

Obras na Ponte Ayrton Senna começam dia 13 com sistema Pare e Siga

Obras de recuperação da Ponte Ayrton Senna começam no dia 13 com operação Pare e…

1 hora ago

Geada cobre áreas de Umuarama e marca amanhecer mais gelado do inverno

Moradores registraram geada em Umuarama na manhã desta quarta-feira (8). Após o frio intenso, o…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais