Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Servidores do instituto de atenção ao autista são capacitados para atendimento humanizado

Fotos: Assessoria PMU
Servidores do instituto de atenção ao autista são capacitados para atendimento humanizado
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 7 de janeiro de 2026 às 13h11 - Modificado em 7 de janeiro de 2026 às 13h11

Os colaboradores do Instituto de Atendimento ao Indivíduo com Transtorno de Espectro Autista (IAITEA) de Umuarama estão passando por uma capacitação. O trabalho tem a finalidade de humanizar a assistência prestada, tornado-a mais técnica e responsável para crianças, adolescentes e famílias atendidas.

A coordenadora do instituto, Dayse Valeria Moreira André, explicou que as palestras trazem cuidados para a saúde emocional dos servidores e também para o aperfeiçoamento técnico. “Quando cuidamos da nossa saúde emocional fortalecemos nossas relações, o trabalho em equipe e principalmente o atendimento aos pacientes. Este encontro é um espaço de aprendizado, troca, reflexão e fortalecimento, para valorizar e renovar o nosso trabalho para o ano que se inicia”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, destacou durante a abertura do treinamento que a formação é essencial para que a equipe possa prestar bons serviços ao paciente e seus familiares. Ela deu boas vindas aos novos colaboradores do IAITEA, enalteceu a importância do trabalho em equipe, para superar as dificuldades e obter resultados mais positivos no tratamento.

“Mais capacitados e atuando juntos, vamos obter mais sucesso nesse importante trabalho que o instituto presta à população. Com certeza, esse treinamento será muito frutífero para todos. Espero que aproveitem bem estes três dias de formação”, afirmou. A secretária e o aluno Arthur, que agraciou os presentes com música ao piano, receberam mimos da organização do evento.

Servidores Do Instituto De Atenção Ao Autista São Capacitados (3)

Durante o evento, no anfiteatro da Prefeitura, os participantes tiveram reflexões sobre saúde física com o professor Diogo Borsato, a palestra ‘Cuidando de quem cuida’ com a psicóloga Bruna Costa – reforçando que o autocuidado não é um luxo, mas uma necessidade –, e puderam avançar no compromisso de cuidar com ciência, aprofundando o olhar sobre o TEA com a médica Leslye Sartori.

“Compreendemos cada vez mais a importância do conhecimento técnico aliado à sensibilidade humana”, completou a coordenadora Dayse André. Nesta terça-feira, 6, o treinamento com as equipes na parte da manhã foi dividido por especialidades e à tarde a palestra será sobre comunicação assertiva, com a psicóloga Patrícia Gonçalves.

Acompanhe o IAITEA no Instagram (clique aqui).

Servidores Do Instituto De Atenção Ao Autista São Capacitados (2)

(Informações: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.