Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Serviço de inteligência da PM identifica e ajuda a prender suspeito armado

Revólver calibre .357, de uso restrito, foi apreendido pela Rotam durante abordagem no Jardim Tropical, em Umuarama (Foto: Divulgação/PMPR)
Serviço de inteligência da PM identifica e ajuda a prender suspeito armado
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 7 de janeiro de 2026 às 08h27 - Modificado em 7 de janeiro de 2026 às 09h30

Um homem de 27 anos foi preso na noite desta terça-feira (6) por porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito, no Jardim Tropical, em Umuarama. A ação foi realizada por equipes da Rotam, em conjunto com o Serviço Reservado do 25º Batalhão da Polícia Militar.

De acordo com a PM, a equipe recebeu informações do setor de inteligência de que um indivíduo estaria circulando em uma motoneta branca, portando uma arma de fogo, nas proximidades da Praça Tamoio, seguindo em direção à residência. Com base nas informações, os policiais iniciaram diligências e localizaram uma motoneta com características semelhantes na rua Bararuba.

Durante o patrulhamento, os policiais observaram que o condutor arremessou um objeto em direção à calçada ao perceber a aproximação da viatura. O suspeito foi abordado cerca de 50 metros adiante, acompanhado de outras duas pessoas. Na busca pessoal e documental, nada de ilícito foi encontrado com os abordados.

Em varredura no local onde o objeto foi dispensado, os policiais localizaram um revólver calibre .357, municiado, arma de fogo de uso restrito, além de um coldre. Próximo ao local, em meio à vegetação, também foi encontrado um aparelho celular desligado.

Questionado, o homem assumiu a propriedade da arma e do telefone celular. Ele afirmou que estaria andando armado por estar recebendo ameaças de morte e confirmou ter dispensado os objetos ao visualizar a viatura policial. Os outros dois abordados informaram não ter conhecimento da arma e foram liberados no local.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi informado de seus direitos constitucionais e encaminhado à 7ª Subdivisão Policial (SDP) de Umuarama. O uso de algemas foi necessário devido ao nervosismo apresentado e ao risco de fuga, conforme a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal.

A motoneta utilizada pelo autor apresentava débitos administrativos e o condutor não possuía habilitação, motivo pelo qual o veículo foi recolhido ao pátio do 25º BPM.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.