Foto Vagner Delaporte/OBemdito
Os comerciantes de Umuarama encerraram o período de vendas de Natal e Ano Novo com avaliação positiva. Apesar disso, o crescimento foi tímido. O aumento médio ficou em torno de 10% na comparação com 2024.
Segundo a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama, a Aciu, os objetivos traçados foram alcançados. Assim, a entidade considera que as ações ajudaram a impulsionar o comércio no fim do ano. Além disso, a avaliação levou em conta diferentes segmentos.
A Aciu ouviu lojistas de diversos ramos. A maioria se mostrou satisfeita com os resultados. Embora o movimento não tenha sido uniforme, o faturamento compensou em vários casos.
Roupas, calçados, brinquedos e alguns eletrônicos lideraram a procura. Além disso, o fluxo de consumidores aumentou na semana do Natal. Ainda assim, muitas compras ocorreram às vésperas do Ano Novo.
“Acredito que as vendas foram boas para todos os setores. Até mesmo no domingo a loja ficou bastante movimentada. Fiquei impressionada e tivemos pelo menos 10% de aumento”, afirma Marisa Tarden, gerente da Planeta Jeans.
Em alguns estabelecimentos, o número de clientes ficou abaixo do esperado. No entanto, o valor médio das compras foi maior. Dessa forma, o faturamento fechou acima da média habitual.
“As vendas foram muito boas. Apostamos nas divulgações nas redes sociais e conseguimos atrair clientes de Umuarama e região”, destaca Valmira Pugas, gerente da Corpore.
O gerente da Jorrovi Calçados, Diego Junio, também avaliou o período de forma positiva. Segundo ele, o perfil de consumo mudou. “Não tivemos aumento no número de clientes, mas os presentes tiveram um valor mais alto neste ano”, explica.
Ainda conforme Diego, os consumidores buscaram mais qualidade. “O resultado das vendas foi ótimo, principalmente de calçados femininos e de tênis próprios para corrida”, afirma.
Agora, os lojistas apostam nas liquidações de início de ano. Essas promoções costumam aquecer o comércio local. Assim, a expectativa é manter o movimento nos primeiros meses.
“Nossas vendas no fim de ano foram dentro da normalidade. No entanto, as expectativas são as melhores para 2026”, diz João Martins, proprietário da loja Mundo Criativo. “Acredito que teremos mais vendas”, completa.
A presidente da Aciu, Carla Frasquette, destaca o trabalho contínuo da entidade. Segundo ela, as ações fortalecem o comércio local. Além disso, o cenário inspira confiança para novos investimentos.
“Os bons resultados trazem confiança aos empresários. Assim, eles terão melhores condições para planejar os próximos meses”, avalia. “As promoções e facilidades de pagamento devem atrair consumidores”, acrescenta.
No próximo sábado (10), o comércio de Umuarama terá horário ampliado. As lojas do centro abrirão das 9h às 17h. Enquanto isso, o shopping funcionará das 10h às 22h.
Com informações: Aciu
Um homem de 30 anos foi preso na noite desta quinta-feira (8), no Conjunto Residencial…
Jovens da Diocese de Umuarama participaram da Missão Jesus no Litoral, realizada em Matinhos, no…
Um homem de aproximadamente 50 anos morreu após um grave acidente de trânsito registrado na…
Uma colisão lateral registrada na tarde desta quarta-feira (7) deixou três pessoas feridas na rodovia…
O Verão Maior Paraná 2026 começa oficialmente nesta sexta-feira (09) e promete movimentar o Litoral…
Mais um capítulo da interdição da ponte sobre o rio Piquiri começou nesta quinta-feira, 8,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais