Umuarama

Diretores de escolas estaduais assumem cargos; cerimônia de posse ocorrerá em 19 de janeiro

Os novos diretores das escolas estaduais do Paraná já foram designados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), mas a posse oficial dos gestores ocorrerá apenas no meio de janeiro. A cerimônia está marcada para o dia 19, de forma descentralizada, nos Núcleos Regionais de Educação (NREs), e será acompanhada de reuniões de trabalho que darão início efetivo ao novo ciclo de gestão.

A definição dos nomes ocorre após a conclusão do Processo de Consulta à Comunidade Escolar, realizado em dezembro, que escolheu os profissionais responsáveis pela gestão pedagógica e administrativa das unidades de ensino pelos próximos quatro anos. Embora os diretores já estejam formalmente designados, é a posse em janeiro que marca oficialmente o início das atividades à frente das escolas.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o modelo adotado pela Seed-PR combina participação democrática com critérios técnicos, garantindo que os gestores estejam preparados para os desafios do cotidiano escolar. “Esse processo assegura diretores qualificados, com foco na aprendizagem, na organização das escolas e no fortalecimento do vínculo com a comunidade”, afirmou.

A posse nos NREs também servirá para o alinhamento de diretrizes, metas e orientações administrativas e pedagógicas para o novo período de gestão. Segundo a secretaria, esse momento é fundamental para garantir continuidade às políticas educacionais da rede estadual.

Além da posse, os novos diretores passarão por um processo de formação continuada no início de 2026. Conforme explicou a chefe do Departamento de Gestão Escolar, Neiva Niero, a formação inicial está prevista para fevereiro, em Foz do Iguaçu, e reunirá tanto diretores estreantes quanto reconduzidos ao cargo.

O Processo de Consulta foi regulamentado pelo Edital nº 64/2025 – GS/Seed, publicado em 18 de dezembro. A votação ocorreu no dia 2 do mesmo mês e contou com a participação de professores, funcionários, pais e alunos, por meio de comissões consultivas formadas em cada escola.

Ao todo, 1.452 candidatos foram habilitados para disputar a direção de 1.115 colégios da rede estadual. Para concorrer, os interessados precisaram cumprir requisitos como aprovação em curso de formação em gestão escolar e na Prova de Habilitação, que integra o Programa de Desenvolvimento de Liderança.

A escolha dos diretores ocorre a cada quatro anos e, segundo a Seed-PR, reforça o compromisso com uma gestão escolar técnica, participativa e orientada para resultados.

Leia também: Eleição confirma diretores de nove colégios estaduais em Umuarama

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e trabalha há cinco anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Cinco vereadores de Curitiba deixam Câmara após vitória como deputados nas urnas

Cinco vereadores foram eleitos deputados neste domingo (4) e deixarão o Legislativo da capital; três…

29 minutos ago

Veja os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná; Umuarama fica com dois suplentes

Alep terá renovação de 42,59% a partir de 2027; nenhum candidato de Umuarama conquistou cadeira,…

58 minutos ago

Veja quem são os 30 deputados federais eleitos para representar o Paraná, em Brasília

O Paraná definiu neste domingo (4) os 30 deputados federais que representarão o Estado na…

1 hora ago

Anvisa aprova novo medicamento para tratar doença rara de Fabry

Elfabrio é destinado a adultos e atua substituindo uma enzima cuja deficiência pode provocar problemas…

2 horas ago

Nem Requião pai nem Beto Richa: ex-governadores fracassam na tentativa de voltar a Brasília

Dois ex-governadores do Paraná que tentavam cadeiras no Congresso, em Brasília, saíram frustrados nas eleições…

2 horas ago

Passageira de moto morre após acidente na PR-444; carro foge do local

Uma mulher morreu após um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro na manhã de…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais