Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Ameaça de bomba interdita terminal e mobiliza esquadrão antibombas da PM

Terminal do Portão foi isolado na manhã deste sábado (3) após denúncia de objeto suspeito em caixa de energia (Foto Djalma Malaquias/Banda B)
Ameaça de bomba interdita terminal e mobiliza esquadrão antibombas da PM
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 3 de janeiro de 2026 às 12h12 - Modificado em 3 de janeiro de 2026 às 12h12

Uma ameaça de bomba levou à interdição total do Terminal do Portão, na avenida República Argentina, uma das principais ligações do transporte coletivo de Curitiba, na manhã deste sábado (3). A área foi isolada preventivamente enquanto equipes aguardavam a chegada do Esquadrão Antibombas da Polícia Militar para avaliar um objeto suspeito deixado no local.

De acordo com a Guarda Municipal, uma usuária do transporte coletivo relatou ter visto um homem colocar um item dentro de uma caixa da central de comunicações e energia do terminal, lacrar o compartimento e, em seguida, embarcar em um ônibus biarticulado com destino ao Centro da capital. A ação foi considerada suspeita e comunicada imediatamente à segurança do terminal.

O vigilante acionou a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros por volta das 9h15. Como medida de segurança, o terminal foi completamente isolado, e parte das linhas teve o embarque e desembarque redirecionados para outros pontos.

“A princípio, uma usuária visualizou quando um homem colocou uma caixa dentro da central de comunicação, lacrou o local e embarcou em um ônibus no sentido Centro. Diante disso, fizemos o isolamento. É bastante suspeito”, afirmou o guarda municipal Noel Mariano.

O Corpo de Bombeiros permaneceu no local prestando apoio à ocorrência, enquanto a Polícia Militar seguia o protocolo para situações envolvendo possível artefato explosivo. “Seguindo o protocolo estabelecido, o terminal foi completamente isolado. A informação é de que um indivíduo chegou, deixou o objeto e se evadiu em um ônibus”, explicou o tenente Marcus Tavares, da PM.

Em nota, a Prefeitura de Curitiba informou que agentes da Urbanização de Curitiba (Urbs) acompanham a situação para garantir a continuidade do transporte coletivo. Segundo a administração municipal, o objeto foi abandonado por volta das 8h43 dentro do quadro de energia do terminal, sobre alguns circuitos, e a ação foi registrada por câmeras de segurança.

Ainda conforme a prefeitura, apenas a pista de ônibus expressos no sentido bairro e as estações-tubo nos sentidos Capão Raso e Pinheirinho permaneceram operando normalmente, enquanto o restante do terminal seguia interditado até a conclusão da verificação pelas equipes especializadas.

(Com informações da Banda B)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.