Buraco começa a se abrir na ponte do bairro São Cristóvão; Defesa Civil segue no local
Um buraco na ponte do bairro São Cristóvão começou a se formar na manhã desta sexta-feira (2), em Umuarama, após as chuvas intensas que atingiram a cidade. O problema está sendo acompanhado pela Defesa Civil e pelas secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos e a secretaria de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal.
De acordo com as informações apuradas, a abertura do buraco ocorreu na calçada e na cabeceira da ponte, o que acendeu o alerta das autoridades municipais. Apesar da situação, o trecho ainda não havia sido interditado até a última atualização.

O secretário de Obras, Renato dos Santos, o secretário de Meio Ambiente, Claudio Marconi, e o coordenador da Defesa Civil, Galvão de Almeida, estiveram no local para avaliação técnica e acompanhamento da situação provocada pelas chuvas.
As precipitações também elevaram de forma expressiva o nível do rio Canelinha, conhecido como Pinhalzinho, que passa pela região do bairro São Cristóvão. O curso d’água recebe grande parte da drenagem pluvial de Umuarama e, com o solo encharcado e o sistema de escoamento sobrecarregado, apresentou correnteza forte e rápida elevação do volume.

Moradores relataram que o aumento do nível do rio é comum em períodos de chuva prolongada, mas destacaram que a intensidade registrada nas últimas horas chamou atenção. Até o momento, não houve registro de transbordamento, mas o alerta permanece para áreas mais baixas e pontos próximos às pontes.
Diante do buraco em formação na ponte, a orientação é para que motoristas e pedestres redobrem a atenção ao trafegar pelo trecho da Rua dos Lírios, reduzam a velocidade e evitem paradas sobre a estrutura, até que uma avaliação completa seja concluída e eventuais medidas de segurança sejam adotadas.

(Com vídeo de Vagner Dalaporte/OBemdito)





