As chuvas intensas que atingem Umuarama, nesta sexta-feira (02), já provocam grandes estragos em diferentes pontos da cidade, afetando o trânsito e colocando motoristas e pedestres em alerta. Um dos casos mais graves foi registrado na Rua dos Lírios, via que liga a PR-323 à avenida Zaeli e à avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca.
No local, a força da água causou danos significativos em um trecho de tubulação, deixando a rua praticamente interditada. Até a publicação desta matéria, metade da pista já havia cedido, impossibilitando o tráfego normal de veículos e aumentando o risco para quem tenta passar pelo trecho.
Outro ponto crítico está na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, no sentido Trevo do Gauchão–Indústria Zaeli. A força das chuvas abriu um buraco entre o asfalto e a pista de caminhada, logo no início da via, nas proximidades do trevo. A erosão avançou rapidamente e comprometeu a lateral da pista.
Motoristas que trafegam pela avenida devem redobrar a atenção e utilizar, preferencialmente, a faixa da direita. Já praticantes de caminhada e corrida são orientados a evitar o local até que o problema seja solucionado, devido ao risco de novos desmoronamentos.
Além do grande volume de chuva, a quebra de uma tubulação que passa pela área agravou a situação na avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, acelerando o processo de erosão e ampliando os danos.
Com o advento do recesso, a reportagem não conseguiu contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Umuarama para obter informações oficiais sobre prazos e providências. No entanto, há sinalização instalada nos pontos afetados, o que indica que a secretaria responsável pelas obras públicas já tem ciência dos problemas.
As chuvas também elevaram de forma expressiva o nível do rio Canelinha, conhecido como Pinhalzinho. Imagens registradas nas últimas horas impressionam pelo volume de água, especialmente na região das pontes e do bairro São Cristóvão.
O rio é responsável por receber grande parte da água pluvial de toda a cidade e funciona como um dos principais canais de escoamento. Com o solo encharcado e o sistema de drenagem sobrecarregado, o aumento do volume ocorre de forma rápida, resultando em correnteza forte.
Moradores relatam que a elevação do nível é comum em períodos de chuva prolongada, mas destacam que a situação atual chama atenção pela intensidade. Apesar de não haver, até o momento, registro de transbordamento, o alerta permanece para áreas mais baixas e para quem circula próximo ao curso d’água.
Enquanto as chuvas persistem, a recomendação é de cautela redobrada em toda a cidade, especialmente em vias próximas a rios, pontes e áreas onde o solo já apresenta sinais de instabilidade.
Lâmpada queimada não deve ir para o lixo comum. Veja 11 locais em Umuarama onde…
Segundo a PM, mulher de 49 anos apresentava sinais de surto e também tentou arremessar…
Matriarca de cinco gerações morreu na madrugada deste domingo (23), após ser internada por complicações…
Aposentados e pensionistas que não possuem biometria nas bases do governo poderão autorizar empréstimos pelo…
Vítima de 49 anos estaria comemorando a data com familiares quando caiu na água; bombeiros…
Instituição publicou homenagem ao animal que fazia parte da rotina do campus e afirmou que…
Este site utiliza cookies
Saiba mais