Foto ilustrativa: Danilo Martins/OBemdito
A Polícia Militar (PM) atendeu, na tarde de segunda-feira (29), uma ocorrência de abandono de incapaz no Jardim Canadá, em Umuarama, após denúncias anônimas indicarem que uma criança de 10 anos permanecia sozinha em casa de forma recorrente.
A equipe do 25º Batalhão da PM foi acionada pelo Conselho Tutelar por volta das 18h, para averiguar a situação em uma residência localizada na Rua Paranaguá. No local, os policiais e conselheiras tutelares constataram que o menino, de 10 anos, estava sozinho, sem a presença de responsável legal.
Em contato com a equipe, a criança informou que a mãe havia saído por volta das 14h, acompanhada de uma amiga, e não soube informar para onde teria ido. Com auxílio dos policiais, foi feito contato telefônico com a mãe, de 44 anos, que foi orientada a retornar imediatamente à residência.
Ao retornar, a mulher relatou que estava em um momento de lazer na casa de uma amiga. Os policiais verificaram que o menor apresentava aparente bom estado de saúde, porém o imóvel encontrava-se desorganizado, com indícios de insalubridade.
Diante da ausência de supervisão adequada, da idade da criança e das condições do imóvel — que possuía muro baixo e portão sem tranca, facilitando o acesso de terceiros —, a Polícia Militar entendeu que havia risco à integridade física do menor, caracterizando situação de abandono de incapaz. A mulher foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Umuarama para os procedimentos legais cabíveis.
Após articulação do Conselho Tutelar, a criança foi encaminhada provisoriamente aos cuidados de um familiar responsável, medida adotada para garantir a segurança e o bem-estar do menor, conforme previsto na legislação vigente.
Leia também: Operação em Umuarama desmonta grupo ligado ao tráfico e a roubos em rodovias
Com a proximidade das festas de Natal e Ano-Novo, cresce o movimento nas estradas e…
Um homem foi condenado a 100 anos, nove meses e dez dias de prisão por…
A Polícia Civil iniciou, no começo da manhã deste domingo (28), as investigações sobre uma…
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou nesta terça-feira (30) portaria que estabelece…
Morreu nesta segunda-feira (29) a jovem paranaense Larissa Ramiro, de 29 anos, que havia sido…
Um idoso de 76 anos, que estava desaparecido, foi encontrado com vida na madrugada desta…
Este site utiliza cookies
Saiba mais