Sensação térmica atinge 34°C nesta sexta-feira, em Umuarama; região está sob alerta de tempestade
A previsão do tempo para Umuarama nesta sexta-feira (26) indica calor ao longo do dia, com temperaturas acima dos 30 °C, com sensação térmica de 34°C logo no início do dia. Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um alerta amarelo de tempestade válido até a manhã de hoje.
De acordo com dados do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), às 9h desta sexta-feira (26) a temperatura em Umuarama era de 29,3 °C, com sensação térmica de 34°C. A umidade relativa do ar variava entre 50% e 91%.
A previsão do tempo aponta elevação gradual das temperaturas ao longo do dia. Os termômetros devem atingir máxima de 33 °C durante a tarde, com mínima de 23 °C. Não há previsão de chuva para esta sexta-feira, e a probabilidade de precipitação indicada pelo Simepar é de 0%. Os ventos sopram predominantemente do quadrante norte, com velocidades entre 5 e 10 km/h.
Para os próximos dias, a tendência é de calor persistente. No sábado (27), a máxima prevista é de 34 °C. No domingo (28), a temperatura pode chegar a 33 °C, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva. Na segunda-feira (29), a máxima prevista é de 32 °C, com instabilidade, e na terça-feira (30) a temperatura deve cair para 27 °C.

Apesar da ausência de chuva prevista pelo Simepar para hoje, o Inmet emitiu alerta amarelo de tempestade, classificado como perigo potencial. O aviso teve início às 8h40 de quinta-feira (25) e segue válido até as 10h desta sexta-feira (26). O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos intensos entre 40 e 60 km/h.
Entre os riscos potenciais apontados pelo Inmet estão quedas de galhos de árvores, alagamentos pontuais, danos em plantações e baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica. Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

(Com informações Inmet e Simepar)





