Redação Publisher do OBemdito

Hospital Cemil vai oferecer residência médica em urologia e proctologia

Hospital Cemil vai oferecer residência médica em urologia e proctologia
Redação - OBemdito
Publicado em 22 de dezembro de 2025 às 20h06 - Modificado em 22 de dezembro de 2025 às 20h07

O Hospital Cemil, referência em excelência hospitalar no noroeste do Paraná, acaba de conquistar um importante avanço na formação médica especializada: o credenciamento do Ministério da Educação (MEC) para abertura dos Programas de Residência Médica em Urologia e Proctologia.

Com a nova conquista, Umuarama passa a integrar o seleto grupo de cidades do Paraná com Residência Médica na especialidade de Urologia, um feito inédito para a região, que reforça o papel do Hospital Cemil como centro formador e de alta complexidade.

As inscrições para as primeiras turmas de cada especialidade estão previstas para o início de janeiro de 2026, marcando uma nova etapa no fortalecimento do ensino médico e da assistência à saúde regional.

O credenciamento representa um reconhecimento à estrutura, qualificação profissional e compromisso com a educação em saúde que o Hospital Cemil vem construindo ao longo dos anos, beneficiando tanto os profissionais em formação quanto a comunidade atendida.

Mais informações sobre o processo seletivo serão divulgadas em breve.

Investimentos

A conquista da residência médica em urologia e proctologia marca um ano de grandes conquistas para o Hospital Cemil de Umuarama. A inauguração do novo Pronto Socorro do hospital escreveu um novo capítulo para a saúde pública na região.

Entregue no dia 17 de dezembro pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a obra recebeu investimento de R$ 7,6 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e resultou na modernização da estrutura física, ampliação da capacidade de atendimento e qualificação dos serviços prestados pelo hospital.

Durante a solenidade, o governador anunciou um novo aporte de R$ 40 milhões para uma segunda etapa de expansão do Cemil. O investimento permitirá dobrar a capacidade de atendimento de pacientes do SUS, com a construção de uma área totalmente nova, incluindo uma torre de leitos e um novo centro cirúrgico.

O Pronto Socorro foi ampliado em 579 metros quadrados, com novos consultórios médicos, sala para exames de endoscopia e melhorias no fluxo de ambulâncias. Com isso, o Cemil dobrou o número de leitos de emergência e ampliou em 50% os leitos de observação, possibilitando cerca de 4 mil atendimentos adicionais por ano.

Também foi reformada a ala de enfermagem e a unidade especializada em atendimento a Acidente Vascular Cerebral, que passou a contar com 10 leitos exclusivos para AVC isquêmico, credenciando o hospital para esse tipo de atendimento. Segundo estimativas, a ampliação deve gerar cerca de 500 novas internações anuais.

O novo investimento prevê ainda a criação de leitos de UTI, salas cirúrgicas, enfermarias, Hospital Dia, área para ressonância magnética e heliponto, ampliando de forma significativa a capacidade assistencial do Hospital Cemil e fortalecendo a rede regional de saúde.

(Com assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.