Senac Umuarama abre inscrições para curso gratuito de Cuidador de Idoso
O Senac Umuarama está com inscrições abertas para o curso gratuito de Cuidador de Idoso. As aulas terão início no dia 19 de janeiro de 2026 e a previsão é de que terminem em 29 de abril. Pessoas com idade a partir de 18 anos podem se inscrever.
Os encontros acontecerão nas segundas, terças e quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30. As aulas serão na unidade do Senac Umuarama, localizado na Avenida Duque de Caxias nº 5238, entre o Sesc e o Tiro de Guerra.
Os interessados podem fazer as matrículas no site do Senac (clique aqui). Para obter mais informações basta entrar em contato através do WhatsApp (44) 98456-4257.
Fundamentos do curso do Senac
Os alunos do curso de Cuidador de Idosos poderão aprender os principais fundamentos da profissão. São eles:
– Cuidados básicos de saúde e higiene
– Administração correta de medicamentos (conforme orientação médica)
– Prevenção de quedas e acidentes
– Comunicação e apoio emocional ao idoso
– Ética e responsabilidade profissional
Mercado de trabalho para o cuidador de idoso
O Brasil e vários outros países passam por um processo de envelhecimento da população. Segundo o IBGE, em 2030 o número de idosos será maior do que o de crianças no Brasil. De acordo com o Senac, isso significa alta demanda por cuidadores de idosos, ou seja, é uma profissão em crescimento constante.
A pessoa com formação na área pode atuar em residências particulares, clínicas de repouso e casas de longa permanência. Além disso, em hospitais, empresas de home care (atendimento domiciliar) ou em serviços públicos (em alguns municípios com programas sociais).
Além disso, o cuidador de idosos pode atuar como empregado fixo ou de forma autônoma. E, neste sentido, ter um curso do Senac aumenta as chances de contratação e melhores salários. Por fim, este curso pode ser o primeiro passo para quem pensa em enfermagem, técnico em saúde ou áreas afins.
Muitas pessoas acreditam que não há possibilidade de crescimento nessa profissão. Porém, com experiência e qualificação, o cuidador pode se tornar coordenador de equipe, por exemplo. Outras opções são trabalhar com acompanhamento hospitalar especializado ou abrir seu próprio negócio na área de cuidados domiciliares.
Possibilidades para o profissional qualificado
O mercado de trabalho para cuidador de idosos é um dos que mais crescem atualmente. Veja como ele funciona na prática:
– Alta demanda contínua: O envelhecimento da população aumenta a necessidade de cuidadores todos os anos.
– Poucos profissionais qualificados: Quem tem curso e capacitação encontra trabalho com mais facilidade.
– Baixa sazonalidade: Não depende de época do ano, há vagas o tempo todo.





