Umuarama

Visita a agroindústria de Umuarama permite experiência prática a acadêmicos

Acadêmicos de Medicina Veterinária da UFPR realizaram uma visita técnica à agroindústria J. M. Colaute – Pescados Talismã, em Umuarama. A iniciativa proporcionou aos alunos uma importante experiência prática.

Os estudantes puderam conhecer de perto o funcionamento de uma agroindústria de pequeno porte. Bem como, os processos necessários para a produção de alimentos seguros, de qualidade e em conformidade com as exigências sanitárias. O trabalho conta com a supervisão dos proprietários Jéssica Colaute e Jonas Ribeiro.

O professor Luciano Bersot acompanhou a visita dos acadêmicos do do nono semestre do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além disso, os representantes da empresa, a responsável técnica Meire Navachi e a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Umuarama (SIM/POA Umuarama), Ana Paula Molinari Candeias conduziram os alunos.

Segundo a coordenação do SIM, visitas como essa fortalecem a formação acadêmica e aproximam os futuros profissionais da realidade da cadeia produtiva. “O contato direto com o ambiente industrial amplia o entendimento sobre as etapas de produção e a responsabilidade sanitária envolvida em cada processo”, afirmou Ana Paula.

O proprietário da Pescados Talismã destacou que abrir as portas da empresa para instituições de ensino reforça seu compromisso com a transparência, a educação e a responsabilidade social, “permitindo que estudantes observem na prática os controles e procedimentos aplicados na rotina da indústria”, disse.

Agroindústria recebeu o Susaf

Recentemente, a agroindústria recebeu o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). A certificação permite que os produtos, antes comercializados apenas dentro do município de origem, sejam vendidos em todo o Paraná, ampliando as oportunidades de mercado para os produtores familiares.

A família proprietária da Pescados Talismã reforçou que mantém dedicação constante para atender às exigências legais e sanitárias, contribuindo para o desenvolvimento do setor e garantindo alimentos de qualidade à população.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Caso das jovens desaparecidas em Cianorte tem suspeito preso em Umuarama

Polícia Civil localizou nesta sexta-feira (21) dois suspeitos pelo duplo homicídio de Letycia Garcia Mendes…

28 minutos ago

Sexta-feira será de sol e frio em Umuarama; calor volta nos próximos dias, prevê Simepar

Simepar prevê máxima de 20°C nesta sexta-feira (21), sem chuva; temperaturas podem chegar aos 35°C…

42 minutos ago

Suspeito pelo desaparecimento de jovens em Cianorte morre após confronto com a polícia

Clayton Antonio da Silva Cruz estava foragido desde abril e teria feito um morador refém…

1 hora ago

Câmara de vereadores de Umuarama aprecia quatro projetos em sessão extraordinária

Em sessão extraordinária nesta quinta-feira (20), a Câmara de Vereadores de Umuarama se reuniu para…

1 hora ago

Casa é arrombada e tem até fiação furtada em Francisco Alves

Além de eletrodomésticos, alimentos e roupas, criminosos levaram cerca de 100 metros de fios; suspeitos…

2 horas ago

Colisão entre carro e motos deixa dois feridos no Jardim Veneza, em Umuarama

Acidente aconteceu no Jardim Veneza e envolveu um Ford Fiesta e duas motocicletas Honda CG…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais