Umuarama

Visita a agroindústria de Umuarama permite experiência prática a acadêmicos

Acadêmicos de Medicina Veterinária da UFPR realizaram uma visita técnica à agroindústria J. M. Colaute – Pescados Talismã, em Umuarama. A iniciativa proporcionou aos alunos uma importante experiência prática.

Os estudantes puderam conhecer de perto o funcionamento de uma agroindústria de pequeno porte. Bem como, os processos necessários para a produção de alimentos seguros, de qualidade e em conformidade com as exigências sanitárias. O trabalho conta com a supervisão dos proprietários Jéssica Colaute e Jonas Ribeiro.

O professor Luciano Bersot acompanhou a visita dos acadêmicos do do nono semestre do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além disso, os representantes da empresa, a responsável técnica Meire Navachi e a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Umuarama (SIM/POA Umuarama), Ana Paula Molinari Candeias conduziram os alunos.

Segundo a coordenação do SIM, visitas como essa fortalecem a formação acadêmica e aproximam os futuros profissionais da realidade da cadeia produtiva. “O contato direto com o ambiente industrial amplia o entendimento sobre as etapas de produção e a responsabilidade sanitária envolvida em cada processo”, afirmou Ana Paula.

O proprietário da Pescados Talismã destacou que abrir as portas da empresa para instituições de ensino reforça seu compromisso com a transparência, a educação e a responsabilidade social, “permitindo que estudantes observem na prática os controles e procedimentos aplicados na rotina da indústria”, disse.

Agroindústria recebeu o Susaf

Recentemente, a agroindústria recebeu o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). A certificação permite que os produtos, antes comercializados apenas dentro do município de origem, sejam vendidos em todo o Paraná, ampliando as oportunidades de mercado para os produtores familiares.

A família proprietária da Pescados Talismã reforçou que mantém dedicação constante para atender às exigências legais e sanitárias, contribuindo para o desenvolvimento do setor e garantindo alimentos de qualidade à população.

(Informações: Assessoria PMU)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Celular Seguro bloqueia também aparelhos sem o aplicativo instalado; confira como fazer

A partir de agora, quem for vítima de furto ou roubo de celular ou quem…

8 minutos ago

Empresas de Umuarama se destacam em premiação do Sinduscon 2025

Empresas de Umuarama que se destacaram receberam prêmios do Sinduscon 2025 – Categoria Regional. A…

51 minutos ago

Saúde alerta que a próxima temporada de gripe pode ser mais intensa nas Américas

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) emitiu um alerta de que a próxima temporada de gripe pode…

1 hora ago

Idosa registra furto após esquecer onde estacionou o próprio carro

Uma idosa diagnosticada com Alzheimer registrou um falso furto de veículo em Maringá após esquecer…

3 horas ago

Eduardo Bolsonaro lamenta retirada de Moraes da lista de sancionados dos EUA

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou ter recebido “com pesar” a decisão do governo…

4 horas ago

Paraná reforça importância da doação de sangue diante da alta demanda

Com apenas 450 mililitros de sangue é possível salvar até quatro vidas. A doação, simples…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais