Visita a agroindústria de Umuarama permite experiência prática a acadêmicos
Acadêmicos de Medicina Veterinária da UFPR realizaram uma visita técnica à agroindústria J. M. Colaute – Pescados Talismã, em Umuarama. A iniciativa proporcionou aos alunos uma importante experiência prática.
Os estudantes puderam conhecer de perto o funcionamento de uma agroindústria de pequeno porte. Bem como, os processos necessários para a produção de alimentos seguros, de qualidade e em conformidade com as exigências sanitárias. O trabalho conta com a supervisão dos proprietários Jéssica Colaute e Jonas Ribeiro.
O professor Luciano Bersot acompanhou a visita dos acadêmicos do do nono semestre do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além disso, os representantes da empresa, a responsável técnica Meire Navachi e a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Umuarama (SIM/POA Umuarama), Ana Paula Molinari Candeias conduziram os alunos.
Segundo a coordenação do SIM, visitas como essa fortalecem a formação acadêmica e aproximam os futuros profissionais da realidade da cadeia produtiva. “O contato direto com o ambiente industrial amplia o entendimento sobre as etapas de produção e a responsabilidade sanitária envolvida em cada processo”, afirmou Ana Paula.
O proprietário da Pescados Talismã destacou que abrir as portas da empresa para instituições de ensino reforça seu compromisso com a transparência, a educação e a responsabilidade social, “permitindo que estudantes observem na prática os controles e procedimentos aplicados na rotina da indústria”, disse.

Agroindústria recebeu o Susaf
Recentemente, a agroindústria recebeu o selo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). A certificação permite que os produtos, antes comercializados apenas dentro do município de origem, sejam vendidos em todo o Paraná, ampliando as oportunidades de mercado para os produtores familiares.
A família proprietária da Pescados Talismã reforçou que mantém dedicação constante para atender às exigências legais e sanitárias, contribuindo para o desenvolvimento do setor e garantindo alimentos de qualidade à população.

(Informações: Assessoria PMU)





