Ipê amarelo que marcava a entrada da Paróquia São Francisco de Assis secou após ser atingido por fagulhas de um raio (Foto Danilo Martins/OBemdito)
Depois de décadas marcando a paisagem e a afetividade dos fiéis da Paróquia Matriz São Francisco de Assis, em Umuarama (PR), o ipê amarelo que se tornou cartão-postal da comunidade foi removido. A árvore secou gradualmente ao longo de um ano e meio, período que começou após ter sido atingida por fagulhas de um raio, segundo a assessoria da igreja.
O ipê, descrito pela comunidade como presença constante nas caminhadas apressadas rumo à missa e cenário de fotos sob “flores amarelas como pequenos raios de sol”, passou a apresentar risco de queda. Por isso, a paróquia obteve autorização do Instituto Água e Terra (IAT) para realizar o corte.
A coordenadora de comunicação da paróquia, Marcela Baggio Violada, afirma que o processo foi acompanhado com cuidado e pesar. “Cada árvore, assim como nós, vive seu tempo”, disse. Segundo ela, mesmo com atenção e monitoramento, “a vida do nosso ipê chegou ao fim”.
Marcela reforça que a remoção não significa perda da memória afetiva construída ao redor da árvore. “Não o retiraremos da nossa história, ele permanece em nossas lembranças”, afirma. Para a paróquia, o encerramento do ciclo traz também um gesto de renovação: um novo ipê será plantado no mesmo local.
O replantio, segundo a igreja, simboliza continuidade e esperança. “Novas flores virão, novas sombras acolherão nosso povo”, diz Marcela. A comunidade pretende acompanhar o crescimento da muda como sinal de recomeço um processo que, afirmam, traduz o próprio espírito da paróquia, que é espaço de vida, fé e renovação.
(Com informações da comunicação Paróquia Matriz São Francisco de Assis)
No mês de outubro, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) foi citado…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta terça-feira (9) as novas regras para…
Município prepara noite de encanto, luzes e atrações para marcar o início das celebrações natalinas
As pistas do Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba, receberam no último sábado (6) a…
Quatro alunos de escolas do Núcleo Regional de Educação de Umuarama estão entre os premiados…
A cidade de Pérola se prepara para abrir oficialmente o Natal dos Sonhos 2025, que…
Este site utiliza cookies
Saiba mais