Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Balsa para travessia do Rio Piquiri começa a operar na próxima semana

O deputado Zeca Dirceu se reuniu com o superintendente do Dnit para verificar o andamento da recuperação da ponte interditada

Fotos: DNIT SRE PR/OBemdito - Proibida a reprodução sem autorização
Balsa para travessia do Rio Piquiri começa a operar na próxima semana
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 2 de dezembro de 2025 às 15h54 - Modificado em 2 de dezembro de 2025 às 20h17

A balsa que fará a travessia do Rio Piquiri enquanto a ponte estiver interditada começará a operar na próxima semana. A informação é do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que nesta terça-feira (2) se reuniu com o superintendente do Dnit no Paraná, Hélio Gomes.

Zeca confirmou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai licitar, nos próximos dias, a balsa para a travessia do Rio Piquiri. O objetivo é garantir o transporte de usuários pelo trecho entre Francisco Alves e Terra Roxa. O Dnit assegurou que o serviço será gratuito para todos os usuários. Dessa forma, motoristas e moradores não terão custos adicionais durante a interdição.

Hélio Gomes anunciou a medida emergencial ao parlamentar após uma série de audiências que Zeca solicitou. Nos encontros, os dois trataram da interdição da ponte que liga os municípios.

Conforme Hélio Gomes, o Dnit abrirá duas licitações. Uma delas é para a balsa no Rio Piquiri, que deve começar a operar por 12 horas diárias já na próxima semana. Além disso, o Departamento abrirá nesta quarta-feira (3) a licitação emergencial para a recuperação definitiva da ponte.

“A melhor notícia é que nós teremos uma balsa para atender os usuários. Semana que vem devemos iniciar a operação, enquanto avançamos na contratação da empresa que fará os reparos na estrutura”, explicou o superintendente.

Leia também: Ponte sobre o Rio Piquiri segue interditada; Dnit garante balsa gratuita.

Default
O Dnit está fazendo um acesso para a travessia com a balsa, que fica próximo à ponte

Importância estratégica

Zeca Dirceu ressaltou a importância estratégica da ligação sobre o Rio Piquiri para toda a região. “Essa ponte conecta o Mato Grosso do Sul e o Paraguai aos estados do Sul e Sudeste, servindo como rota fundamental para o escoamento da produção agrícola, o transporte de mercadorias e a mobilidade de empresários e famílias. É essencial para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou.

O parlamentar foi um dos primeiros a cobrar providências assim que a ponte foi interditada. “Estou acompanhando esse caso de perto e cobrando agilidade para que a ponte seja reaberta com segurança o quanto antes. A notícia da balsa já representa um alívio e uma forma imediata de auxiliar os usuários na travessia pelo Rio Piquiri enquanto a recuperação total não ocorre”, destacou Zeca Dirceu.

Balsa Para Travessia Do Rio Piquiri Irá Operar Na Próxima Semana (1)
Balsa Para Travessia Do Rio Piquiri Irá Operar Na Próxima Semana (3)

(Informações: Assessoria Zeca Dirceu)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.