30 quilos de explosivos e armas de alto calibre são apreendidos pela PCPR
Cerca de 30 quilos de explosivos foram apreendidos pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) no último sábado (29) em uma área de mata na região dos Jardins Holandeses, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A equipe localizou materiais e armamentos após investigações que apontavam movimentação criminosa no local.
Segundo o delegado Rodrigo Brown, a inteligência policial identificou que integrantes de uma organização planejaram se reunir na área para receber o material e definir ações criminosas. Durante a verificação, os suspeitos foram vistos pela equipe, mas fugiram ao perceber a aproximação, deixando os itens para trás.
No ponto indicado, os policiais encontraram e apreenderam aproximadamente 30 quilos de emulsão explosiva, espoletas, tubos de choque, pavios, estopins, dois revólveres, uma pistola calibre .380 e dois fuzis G3 calibre .7,62. Todo o material estava armazenado de forma irregular e pronto para uso.
A suspeita é de de que os itens seriam utilizados em possíveis ataques contra instituições penitenciárias ou financeiras no fim do ano. Segundo o delegado, a ação interrompeu potenciais crimes em planejamento e prejudicou a atuação do grupo investigado.
Um inquérito foi instaurado para identificar os envolvidos e aprofundar as investigações sobre o destino e a origem dos explosivos e armas. Todo o material recolhido será encaminhado para destruição conforme os procedimentos legais previstos.
A PCPR reforça que denúncias anônimas podem auxiliar investigações em andamento. Informações podem ser repassadas pelos telefones 197 (Polícia Civil) ou 181 (Disque-Denúncia). Em situações de emergência ou flagrante, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo número 190.
Leia também: Colisão destrói picapes, vira carreta e espalha tubos de concreto pela PR-323; vídeo





