Paraná

Vídeo mostra alunos de colégio cívico-militar cantando lema do Bope com apologia à violência

O Sindicato dos Professores e Funcionários de Escolas do Paraná (APP-Sindicato) divulgou, na sexta-feira (28), um vídeo nas redes sociais denunciando suposta doutrinação ideológica e violação de direitos de adolescentes em um colégio cívico-militar da rede estadual, em Curitiba.

As imagens mostram estudantes uniformizados marchando em formação na quadra da escola enquanto entoam um canto atribuído ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da Polícia Militar do Rio de Janeiro, com trechos que fazem apologia ao ódio e à violência.

Na gravação, os alunos repetem versos como “Homem de preto, o que é que você faz? Eu faço coisas que assusta o satanás. […] Entrar na favela e deixar corpo no chão. O Bope tem guerreiros que matam fogueteiros […] Esfola eles inteiros. Mata, esfola, usando sempre o seu fuzil.” A atividade ocorre sob supervisão de um militar aposentado, segundo o sindicato.

Em nota, a APP-Sindicato afirmou que episódios semelhantes têm sido denunciados desde a implantação do programa Colégios Cívico-Militares no Paraná. “É chocante ver que a escola pública esteja sendo usada para promover uma doutrinação ideológica extremista, que prega o ódio, a violência, o massacre e o extermínio de comunidades periféricas. Isso é muito grave”, declarou a entidade.

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT-PR) também se manifestou após a repercussão das imagens. Para ele, o conteúdo representa “violação inequívoca do Estatuto da Criança e do Adolescente”. O parlamentar afirmou que levará o caso ao Ministério da Educação e à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados.

Posicionamento da Seed-PR

Procurada, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) informou que tomou conhecimento do vídeo e solicitou “imediatamente informações à direção da escola e aos profissionais envolvidos”. Em nota, a pasta declarou que o conteúdo registrado “não condiz com as diretrizes, princípios e orientações da rede estadual de ensino” e afirmou repudiar qualquer atividade que promova violência ou discriminação.

Rudson de Souza

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

5 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

5 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

5 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

6 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

6 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais