Adolf Hitler é reeleito pela quinta vez na Namíbia e explica nome polêmico
Uunona diz que pai desconhecia o peso histórico do nome e afirma não ter relação com o ditador alemão
As eleições distritais na Namíbia voltaram a repercutir internacionalmente devido ao nome de um dos candidatos vencedores. Adolf Hitler Uunona foi novamente reeleito como conselheiro regional no distrito de Ompundja, na região de Oshana, no norte do país.
Em entrevista ao jornal local The Namibian, Uunona explicou que já removeu oficialmente o “Hitler” de seus documentos de identidade. Segundo ele, o pai não conhecia o significado histórico do nome associado ao ditador nazista e o considerava comum na época do registro.
“Para mim, quando criança, era um nome perfeitamente normal. Só quando cresci é que entendi: este homem queria conquistar o mundo inteiro. Não tenho nada a ver com nada disso”, afirmou.
Apesar do nome que frequentemente desperta curiosidade fora do país, Uunona é um dos políticos locais com maior apoio eleitoral. Esta é sua quinta reeleição como representante regional. Em 2020, ele venceu as eleições no distrito de Ompundja com 85% dos votos, consolidando sua liderança em uma região com pouco mais de 5 mil habitantes.
(Com informações do site Metrópoles)





