Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Calor predomina em Umuarama no fim de semana; região está sob alerta de baixa umidade

Nesta sexta-feira (28), termômetros registraram máxima de 33°C, com sensação térmica de 34°C

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Calor predomina em Umuarama no fim de semana; região está sob alerta de baixa umidade
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 28 de novembro de 2025 às 13h30 - Modificado em 28 de novembro de 2025 às 13h36

A sexta-feira (28) segue com tempo firme e calor em Umuarama. Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), as temperaturas variaram entre 20°C e 33°C, com a máxima registrada por volta das 13h, quando a sensação térmica chegou a 34°C. O céu permaneceu ensolarado durante todo o dia e não houve previsão de chuva.

A condição deve se repetir no sábado (29), que terá novamente mínima de 20°C e máxima de 33°C, com sol e ausência de chuva. O tempo firme permanece sob influência de uma massa de ar seco, que impede a formação de nuvens de chuva e favorece o calor.

No domingo (30), o calor aumenta. A mínima prevista é de 22°C e a máxima deve alcançar os 36°C, consolidando o dia mais quente do fim de semana. Além disso, o céu segue ensolarado e sem previsão de precipitações, mantendo o padrão de temperaturas elevadas e baixa umidade.

Baixa umidade

A umidade relativa do ar oscilou entre 38% e 75%, mantendo o clima seco ao longo do período. Ademais, a região Noroeste está sob alerta amarelo de baixa umidade emitido pelo Inmet. O aviso, válido das 11h desta sexta até às 18h de sábado (29), indica baixo risco de incêndios florestais.

A orientação é beber bastante líquido, evitar atividades físicas nos horários mais secos e reduzir a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Previsão no Paraná

No restante do Paraná, o fim de semana também será marcado por temperaturas elevadas. O Simepar prevê máximas chegando a 37°C em algumas regiões, especialmente no Noroeste. Já nesta sexta-feira (28), cidades do Interior podem atingir 35°C, com tempo estável. Além disso, no Leste, as máximas ficam próximas dos 26°C. A combinação entre calor, umidade disponível e a passagem de uma frente fria fraca pelo Litoral pode provocar pancadas de chuva e tempestades. Regiões afetadas são a Metropolitana de Curitiba e o Litoral.

Embora essas pancadas sejam localizadas, há possibilidade de tempestades mais intensas, com chuva forte em curto período, rajadas de vento e até granizo. O Simepar classifica a situação como de atenção na Serra do Mar. Há risco moderado no Litoral e parte leste da RMC, e baixo risco na porção oeste da região metropolitana.

Sábado (29), o tempo volta a ficar estável na maior parte do Estado, e as temperaturas seguem em elevação, novamente podendo atingir 37°C no Noroeste. No Litoral e na RMC, os termômetros se aproximam dos 30°C. No domingo (30), o tempo começa firme em todas as regiões, mas muda a partir da tarde. Um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai deve trazer pancadas de chuva, especialmente às cidades próximas de Santa Catarina e à RMC.

A Defesa Civil reforça orientações de cuidados, como hidratação frequente e evitar exposição ao sol nos horários críticos. Ademais, também é importante o uso de roupas leves, consumo de frutas ricas em água e atenção especial a idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

(Com informações Simepar e Inmet)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.