Umuarama

Umuarama terá dezembro mais quente e seco, aponta Simepar

Umuarama terá dezembro mais quente e seco em 2025, segundo previsão do Simepar. O órgão aponta que, após uma primavera marcada pela chuva, o Estado deve registrar volumes abaixo da média no próximo mês, com maior predominância de sol. O cenário é influenciado pelo enfraquecimento da Oscilação Antártica e pela atuação da La Niña, que tende a deixar o período mais seco.

Com mais dias ensolarados, as temperaturas sobem, especialmente no Noroeste. Em dezembro, Umuarama e municípios próximos como Paranavaí historicamente registram médias entre 24°C e 26°C, com amanhecer acima dos 20°C — as mínimas mais altas do Paraná.

Já as máximas na região ultrapassam os 30°C, índices entre os maiores do Estado para esta época do ano.

Chuva

A média histórica de chuvas em dezembro é extremamente alta no Litoral, atingindo entre 250 mm e 300 mm. As cidades ao redor de Campo Mourão registram um acumulado médio histórico de chuvas em dezembro na faixa de 225 mm a 250 mm.

Maringá e Londrina têm um acumulado de chuvas histórico em dezembro entre 200 mm e 225 mm. Na Região Metropolitana de Curitiba e nas cidades próximas a São Miguel do Iguaçu, o volume de chuva em dezembro historicamente fica entre 125 mm e 150 mm. Nas outras regiões do interior, o volume é um pouco superior: entre 150 mm e 200 mm. A região onde menos chove no Paraná em dezembro, historicamente, fica ao redor de Antônio Olinto, com acumulados entre 100 e 125 mm.

Entretanto, a previsão aponta que, em todo o Estado, as estações não alcançarão a média de acumulado de chuva. “Dezembro marca a chegada do verão. É um mês com dias mais ensolarados, e este ano terá maior sequência de dias de tempo estável, com um regime de chuvas relacionado a este aquecimento: ocorrem pancadas de chuva isoladas entre a tarde e a noite”, ressalta Kneib.

Início do verão

O verão de 2025 começa no dia 21 de dezembro, às 12h03. Nesta data ocorre o Solstício de Verão, ou seja, o dia em que o hemisfério Sul recebe maior incidência de luz solar no ano, por conta da inclinação do eixo da Terra. É o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

(OBemdito e AEN)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

5 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

6 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

6 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

6 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

6 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais