Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Mais de 130 entregadores da Shopee param trabalho em Umuarama contra atrasos no carregamento

Atrasos no carregamento, acúmulo de pacotes e perda de renda motivaram paralisação em frente ao centro logístico

Mais de 130 entregadores da Shopee param trabalho em Umuarama contra atrasos no carregamento
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 27 de novembro de 2025 às 14h45 - Modificado em 27 de novembro de 2025 às 18h58

Os motoristas e entregadores terceirizados da Shopee paralisaram as atividades na tarde desta quinta-feira (27) em Umuarama. A mobilização ocorreu em frente ao centro logístico da empresa, localizado na avenida Portugal, próximo ao trevo de Maria Helena e ao Shopping Palladium. Segundo os trabalhadores, as entregas de compras por aplicativo foram suspensas ao longo do dia em decorrência do protesto.

A principal reclamação é o atraso recorrente no horário de liberação dos pacotes, que teria começado durante o período pré-Black Friday e se agravado nesta semana. Os entregadores afirmam que a Shopee havia prometido que o carregamento seria excepcionalmente realizado no período da tarde por apenas duas semanas e depois voltaria ao horário normal, iniciando às 6h. No entanto, segundo eles, isso não ocorreu.

Um dos entregadores, que pediu para não ser identificado por medo de represálias, relatou que a situação chegou ao limite. “Hoje já falaram que, se a gente não carregasse, amanhã pararíamos de carregar. Eles tinham combinado um horário por causa da Black Friday, mas não cumpriram com a palavra. Está acumulando. Só vai atrasando, cada vez fica mais tarde. Nunca cumprem o horário prometido.”

Caminhão

Outro trabalhador descreveu que os atrasos são tão grandes que o carregamento chega a começar apenas no meio da tarde, impossibilitando que toda a rota seja concluída. “A gente carregava 6h da manhã. Agora é meio-dia, 15h, até 16h. Saindo daqui às 4 da tarde não tem como entregar 130 pacotes. O comércio fecha. Os clientes reclamam. A gente devolve pacote e perde bonificação. Prejudica todo mundo.”

Os entregadores afirmam que mais de 130 trabalhadores atuam no serviço terceirizado no centro logístico de Umuarama. Destes, apenas cerca de 10 continuaram rodando nesta quinta; o restante aderiu à paralisação. Outro problema relatado é o impacto financeiro causado pelos atrasos.

“Você sai 4 horas da tarde para entregar, não dá tempo. Volta com centenas de pacotes e perde a bonificação. Tem que voltar no início da rota, gasta combustível, volta no dia seguinte para pegar mais. Não era assim.”

Fiorino

Reivindicação principal

Os entregadores pedem apenas uma coisa: o retorno imediato ao carregamento a partir das 6h da manhã, como ocorria anteriormente.

E amanhã?

Questionados se voltam ao trabalho na sexta-feira (28), os entregadores disseram que dependem da postura da empresa. “Amanhã é um novo dia. Se começar às 11h, é uma coisa. Se atrasar de novo, a gente vai ver o que fazer.”

Posicionamento da empresa

O OBemdito entrou em contato com a Shopee para buscar esclarecimentos sobre o motivo dos atrasos, a situação operacional, a adesão à paralisação e possíveis medidas para solucionar o impasse. Até a publicação desta matéria, não houve retorno. Assim que a empresa se manifestar, a informação será imediatamente atualizada neste texto.

(Com imagens de Danilo Martins/OBemdito)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.