Paraná

Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP conclui formação em ESG com colaboradores

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP deu mais um passo significativo em sua jornada sustentável ao concluir a formação ESG+coop, promovida pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com o apoio do Sistema Ocepar. Ao lado de 38 colaboradores certificados, a cooperativa fortaleceu a sua visão integrada sobre os pilares ambiental, social e de governança, reafirmando o seu compromisso com práticas responsáveis e transformadoras.

Com 148 horas de formação, o programa combinou teoria e prática por meio de atividades assistidas. Desse modo, resultou na criação colaborativa do Manual de Procedimentos em ESG da cooperativa. O documento traduz o conhecimento adquirido e consolida a sustentabilidade como parte essencial da estratégia institucional.

Para o professor e coordenador do programa na PUCPR, Paulo Henrique Fernandes de Godoy, a formação representa uma mudança de consciência. “Encerramos uma jornada que nasceu do propósito de prosperar sem renunciar ao planeta. Cada escolha que fazemos molda o futuro. Celebramos não apenas uma conquista, mas a coragem de transformar com propósito e deixar um legado positivo.”

A coordenadora de educação executiva na PUCPR, Daniele Farfus, também destacou o impacto da iniciativa. “O ESG é um caminho contínuo, e nosso papel é fortalecer esses pilares em cada contexto. Ver o envolvimento dos participantes e o comprometimento do Sicredi com ações efetivas nos inspira a seguir promovendo essa transformação.”

Leia também: Sicredi conquista pela segunda vez consecutiva Selo de Prevenção a Fraudes.

Papel da educação no cooperativismo

O superintendente do Sescoop/PR, José Ronkoski, enfatizou o papel da educação no cooperativismo. “A formação profissional é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento das cooperativas. A atuação da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP é motivo de orgulho, pois a cooperativa está, de fato, construindo um mundo melhor.”

A gerente de pessoas e cultura da cooperativa, Eliane Salvador, reforçou o impacto da capacitação na cultura organizacional. “Participar do programa foi um marco para nós. A jornada elevou a nossa maturidade institucional e engajou as equipes. Além disso, consolidou o ESG como parte estratégica da nossa identidade.”

Para a gerente de desenvolvimento do cooperativismo, Cláudia Bonatti,essa iniciativa fortaleceu ainda mais o compromisso da Sicredi Vale do Piquiri PR/SP com a sustentabilidade. “O programa agregou ainda mais às diversas iniciativas que já desenvolvemos nas frentes ambiental, social e de governança. Durante um ano e meio, os colaboradores estiveram imersos em uma jornada de aprendizado contínuo, estudando e se desenvolvendo de maneira pessoal e profissional. Foi, sem dúvida, uma experiência edificante.”

O diretor executivo, Moacir Niehues, reiterou que a sustentabilidade está no centro da cooperativa. “Ser uma empresa sustentável faz parte da nossa essência. Para manter esse compromisso vivo, investimos continuamente em capacitações que fortalecem as nossas práticas e relações.”

O presidente da cooperativa, Jaime Basso, celebrou a união entre teoria e prática. “Esse é um momento especial. Só construiremos um futuro mais próspero se evoluirmos com consciência e ação. Agradeço a todos os participantes por aplicarem o conhecimento adquirido com responsabilidade e visão de futuro.”

Com essa iniciativa, a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP reafirma o seu papel como agente de transformação. E, dessa forma, promove uma cultura organizacional alinhada aos princípios do cooperativismo e aos desafios de sustentabilidade.

Colaboradores receberam os certificados da capacitação em ESG – Foto: Assessoria

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio.

Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Assim, disponibiliza uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.  

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das cooperativas do Sicredi, conta com 37 anos de história, 100 espaços de atendimento e mais de 280 mil associados. Confira o site da cooperativa aqui.

(Informações: Assessoria)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

4 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

5 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

5 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

5 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

5 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais