Granizo transforma Ponta Grossa e deixa bairros com aparência de nevada; imagens
Tempestade atingiu diversos bairros, provocou destelhamentos e mobilizou Defesa Civil
Uma forte chuva de granizo atingiu diferentes regiões de Ponta Grossa no fim da tarde desta segunda-feira (24), deixando ruas, calçadas e quintais cobertos por pedras de gelo. Imagens registradas por moradores, especialmente no bairro Uvaranas, mostram um cenário incomum, com o chão tomado por pequenas pedras brancas de cerca de 3 centímetros, lembrando uma camada de neve.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido alerta vermelho de tempestade para o Paraná entre segunda (24) e terça-feira (25), prevendo precipitação superior a 60 mm por hora ou acumulado diário acima de 100 mm. A Defesa Civil estadual também alertou moradores sobre riscos de tempestades severas.
O Governo do Paraná enviou, na noite desta segunda, um caminhão com lonas e kits dormitório contendo lençol, cobertor, fronha e travesseiro para atender famílias afetadas. Foram enviados oito paletes com 27 rolos de lona de 4×100 metros e 300 kits dormitório. Para esta terça-feira (25), estão previstos o envio de 2.600 telhas e 300 colchões.
A distribuição de materiais ocorre no Corpo de Bombeiros do Centro, o Corpo de Bombeiros de Uvaranas e o Ginásio de Esportes do Santa Mônica. Ainda não há estimativa oficial sobre o número de desabrigados ou desalojados.
O levantamento dos estragos está em andamento em parceria entre Defesa Civil, Prefeitura e Corpo de Bombeiros. Houve registro de granizo em diversos bairros, como Uvaranas, Cará-Cará, Olarias, Oficinas, Boa Vista, 31 de Março, Vila Princesa, Vila Marina e Jardim Carvalho, entre outros.
De acordo com o Simepar, a tempestade atravessou a área urbana de Ponta Grossa por volta das 17h, deslocando-se de sul para norte, na direção de Carambeí. No domingo (23), episódios de granizo também foram registrados em Guarapuava, Nova Laranjeiras e Laranjeiras do Sul.
(Com informações da Agência Estadual)





