Aos 16 anos, jovem vence nacional de limpeza de vidros e se classifica para mundial nos EUA
Umuaramense pode levar o nome da cidade para Orlando, nos Estados Unidos
Antonia Rocha Vanoni de Moura tem só 16 anos, mas já carrega um feito que muito adulto sonha conquistar. No último sábado (15), a estudante do 2º ano do ensino médio técnico administrativo ficou em primeiro lugar no Campeonato Nacional de Limpadores de Vidros, realizado em Balneário Camboriú (SC).
Com um tempo impressionante de 24 segundos, ela superou concorrentes de todas as partes do país e garantiu vaga para disputar o mundial da categoria, em fevereiro do ano que vem, em Orlando, nos Estados Unidos.
“É uma alegria enorme. Eu treinei bastante e fui com o objetivo de dar o meu melhor. Quando anunciaram meu nome em primeiro lugar, eu só conseguia pensar na minha família e em tudo o que aprendi com eles”, conta Antonia, radiante.
História que começou aos 7 anos
A trajetória da campeã nacional é daquelas que dá gosto de contar. Antonia entrou no universo da limpeza ainda criança, aos 7 anos, acompanhando os pais durante os serviços de manutenção em residências. O que era uma rotina familiar acabou virando paixão e hoje, ela também ajuda na empresa da família, que possui uma marca de produtos profissionais para limpeza.
“Eu cuido do atendimento e aprendo muito todos os dias. Cresci vendo meus pais trabalharem duro e isso me inspira. Acho que foi aí que tudo começou”, diz.
O talento, aliás, corre no sangue. Antonia é irmã de Mikael Rocha Russo, de 25 anos, bicampeão nacional e terceiro colocado no mundial de limpadores de vidro. “Ele sempre foi meu exemplo. Ver meu irmão chegando tão longe me deu vontade de tentar também”, afirma.
Um desafio nacional e a vitória absoluta
No campeonato deste ano, Antonia encarou 15 competidoras de todo o Brasil. A primeira vez que ela participou, em 2023, ficou com o segundo lugar. Agora, mostra que evolução e dedicação fazem diferença.
“Eu sabia que seria difícil, mas queria muito conquistar essa vitória. Quando vi o cronômetro marcando 24 segundos, senti que tinha feito um grande trabalho”, lembra.
Orgulho para Umuarama
A conquista repercutiu entre amigos, colegas e professores. Todos comemoram o fato de uma jovem da cidade levar o nome de Umuarama para uma competição mundial.
“É muito especial representar minha cidade. Quero mostrar que, com esforço, a gente pode chegar longe até do outro lado do mundo”, diz Antonia, já sonhando com Orlando.
Agora, a campeã se prepara para ajeitar documentos, treinar ainda mais e viver a experiência internacional no próximo ano. Até lá, segue dividindo o tempo entre escola, trabalho e o ofício que aprendeu na infância.
Uma história inspiradora, leve e cheia de brilho, literalmente. Antonia limpou vidros, superou limites e abriu caminho para novas conquistas. E Umuarama, claro, aplaude essa vitória com orgulho.





