Vídeos divulgados nas redes mostram Renato Freitas e outro homem trocando socos e chutes em via do centro de Curitiba (Foto Assembleia Legislativa)
Nesta quarta-feira (19), vídeos que circularam nas redes sociais mostram o deputado estadual do Paraná Renato Freitas (PT) envolvido em uma briga de rua com um homem não identificado no centro de Curitiba. As imagens registram troca de socos e chutes entre os dois, até que pessoas próximas interferem e separam a dupla.
Em vídeo divulgado à noite, Freitas afirmou que reagiu após sofrer injúria racial. “O motivo foi o mesmo que me fez brigar na rua desde criança: racismo, humilhação, injúria, violência e agressão”, disse o parlamentar.
Nas gravações, o deputado desfere chutes e, na sequência, é atingido por um soco no rosto, que, segundo ele, quebrou seu nariz. Em outro registro, ambos atravessam a rua em luta corporal e caem na calçada do lado oposto, quando terceiros conseguem intervir.
Freitas declarou que estava acompanhado de uma amiga, também negra, quando o outro homem teria jogado o carro contra os dois. “Eu não reagi, mas ele baixou o vidro e me xingou. Saiu do carro e veio para brigar”, afirmou. O deputado também disse que o homem passou a persegui-los já com o celular gravando. “Eu não imaginava que ele iria partir para a agressão.”
Nas redes sociais, o presidente nacional do PT, Edinho Silva, repudiou as agressões contra Freitas e afirmou que o parlamentar é alvo recorrente de ataques de motivação política e racial. Ele expressou solidariedade ao deputado e classificou o episódio como “inadmissível e criminoso”.
A trajetória política de Freitas tem sido marcada por confrontos judiciais e acusações de perseguição. Em 2020, foi condenado em regime aberto por participação em um protesto em Curitiba. Dois anos depois, teve o mandato de vereador cassado sob acusação de invadir uma igreja, denúncia que ele nega. A cassação posteriormente foi anulada pelo STF.
Com informações da Agência Brasil
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais