Fórum municipal discutirá proteção e bem-estar dos animais em Umuarama
O objetivo é envolver a sociedade na discussão da situação dos animais na cidade, além de apresentar o trabalho do Conselho Municipal
A proteção e os cuidados com os animais estarão em discussão na próxima semana e a comunidade pode participar desse debate. Na terça-feira (25) acontecerá em Umuarama o 2º Fórum de Proteção e Bem-Estar Animal. O evento começará às 13h30, no antifeatro da Prefeitura Municipal.
O objetivo é envolver a sociedade na discussão da situação dos animais na cidade, além de apresentar o trabalho do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBE) e seus membros. O intuito também é promover a educação continuada sobre maus-tratos e direitos dos animais e controle populacional.
O fórum reunirá especialistas acadêmicos, representantes de diversos órgãos de defesa dos animais e da sociedade organizada. Eles debaterão temas de relevância para a causa animal.
“Será uma oportunidade para fortalecer nossas redes de colaboração. Bem como, desenvolver estratégias eficazes para a proteção e promoção do bem-estar dos animais no município”, disse a presidente do CMPBE, veterinária Regiane Pereira Baptista da Silva. O fórum destina-se a alunos, protetores, organizações não-governamentais (ONGs) e à população em geral.
Saúde e bem-estar dos animais
A programação prevê palestras sobre feridas da esporotricose e o compromisso com o bem-estar animal, com o veterinário Wellyngton Carlos Rodrigues; ações da Polícia Ambiental de Umuarama, com o sargento Hugo Vinícius de Freitas; controle populacional de cães e gatos, com a veterinária Regiane Baptista da Silva; e primeiros socorros em cães e gatos, com a veterinária Yuri Moreira Saijo.
A veterinária e professora Ana Maria Quessada, da Unipar, vai falar sobre saúde única e desenvolvimento comunitário sustentável (guarda responsável). A veterinária e pós-graduanda da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Jéssica Priscila da Paz, também vai palestrar. Ela orientará sobre sinais de alerta que indicam a necessidade de levar os animais ao médico veterinário.
O seminário também terá o lançamento do livro pedagógico sobre a Lei Municipal 4.754 (Maus-tratos). Os alunos e professores dos cursos de Pedagogia e Direito da UniAlfa Faculdade de Umuarama elaboraram a obra. As coordenadoras dos respectivos cursos, Laís Bueno Tonin e Rosane Stédile Pombo Meyer, e a professora de Literatura Infanto Juvenil, Simone Maria Martins, coordenaram o trabalho.
Leia também: Encontro em Umuarama fortalece rede de proteção e cuidados aos animais.
(Informações: Assessoria PMU)





