Política

Umuarama: Projeto que aumenta número de vereadores para 17 vai à segunda votação

A Câmara Municipal de Umuarama realiza nesta segunda-feira (17) a segunda votação da proposta que aumenta o número de vereadores para 17. A decisão acontecerá a partir das 19h30 na sessão ordinária, que é aberta à participação da população. Atualmente Umuarama conta com 10 representantes.

O projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 02/2025 altera o caput do artigo 15. A nova redação, caso aprovada, será: “Art. 15 O Poder Legislativo do Município é exercido pela Câmara Municipal composta de dezessete Vereadores, eleitos para cada legislatura, de quatro anos, correspondendo cada ano a uma sessão legislativa”.

OBemdito verificou a atual redação da Lei Orgânica e constatou que ela dispõe que a atual composição da Câmara Municipal é de 19 vereadores. Confira o caput do artigo 15 abaixo e no fim da reportagem está disponível a Lei Orgânica, na íntegra.

Imagem: Reprodução/Câmara Municipal

Votação quase unânime para mais vereadores

Na primeira votação, os integrantes da Casa aprovaram o projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 02/2025 por nove 9 a 1. Apenas Washington Guirão, na ocasião recém-empossado, votou contra a proposta para ampliar as ‘cadeiras’ na Câmara.

A iniciativa está em conformidade com o que estabelece a Constituição Federal para municípios de porte semelhante ao de Umuarama. Os vereadores Clebão dos Pneus, Cris das Frutas, Ednei do Esporte, Enfermeira Rosangela, Jabá da Carroceria, Marquinho do Climério, Newton Soares, Ronaldo Cruz Cardoso e Luiz Antonio Caviquioli assinam o projeto.

A justificativa dos autores do projeto é de que a medida “tem o condão de adequar a Lei Orgânica à Constituição Federal”. Eles alegam que, dessa forma, haverá maior representatividade política no município. Segundo o grupo, o aumento de cadeiras permitirá que mais regiões e distritos da cidade tenham voz no Legislativo.

O que diz a Constituição

De acordo com o artigo 29 da Constituição Federal, municípios com população entre 80 mil e 120 mil habitantes podem ter até 17 vereadores. O Censo 2022 do IBGE aponta que Umuarama tem 117.095 habitantes, número que coloca o município dentro da faixa populacional prevista.

A atualização do IBGE projeta a população estimada de Umuarama em 123.059 neste ano de 2025. Nesse sentido, o município ficaria dentro de outra faixa – entre 120 mil e 160 mil habitantes – que possibilita a eleição de 19 vereadores.

E os custos?

Os parlamentares defensores da proposta afirmam que o aumento não gerará custos adicionais aos cofres públicos. O argumento é que o valor do duodécimo, repasse mensal do Executivo ao Legislativo, continuará o mesmo. Por isso, caberá à Câmara reorganizar internamente suas despesas para comportar a nova estrutura.

Apesar da base legal, o tema continua sendo alvo de polêmica. Projetos semelhantes já foram apresentados em legislaturas anteriores, mas acabaram retirados após forte pressão popular. Parte da sociedade civil entende que o momento econômico e político do município não justifica o aumento no número de parlamentares.

A população pode assistir à sessão ordinária da Câmara Municipal de Umuarama presencialmente ou online, através do site (clique aqui) ou do Facebook (clique aqui).

Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Avião que seguia para Curitiba cai no litoral de SC; duas pessoas ficam gravemente feridas

Duas pessoas ficaram gravemente feridas após a queda de um avião de pequeno porte na…

8 horas ago

Criminosos furtam cerca de 750 quilos de sal mineral de depósito em Cafezal do Sul

Um furto de grandes proporções mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (6), em…

8 horas ago

Jovem perde o controle de carro e bate em poste em frente ao 25º BPM, em Umuarama

Uma jovem de 18 anos escapou sem ferimentos após perder o controle do carro e…

8 horas ago

Casos de violência doméstica mobilizam a Polícia Militar em Umuarama e Altônia

Duas ocorrências de violência doméstica registradas nesta segunda-feira (6) mobilizaram equipes da Polícia Militar em…

9 horas ago

Após feminicídio, bebê de um ano é encontrado mamando no peito da mãe

Uma cena que chocou até os policiais marcou um caso de feminicídio registrado na madrugada…

9 horas ago

Sicoob anuncia a ampliação de recursos disponibilizados ao produtor rural

Após o lançamento do novo Plano Safra pelo governo federal, o Sicoob Sistema de Cooperativas…

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais