Foto: Hugo Silveira/Seed
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) iniciou nesta segunda-feira (17) uma consulta pública para definir a adesão de 98 colégios ao Programa Parceiro da Escola e a expansão do modelo cívico-militar para 50 unidades da rede estadual. A votação ocorre das 8h às 22h, diretamente nas escolas, e segue até terça-feira (18). Podem participar pais e responsáveis, alunos maiores de 18 anos, professores e servidores, mediante apresentação de documento com foto.
No caso do Parceiro da Escola, 96 colégios de 78 municípios participam da votação. O modelo prevê que a gestão administrativa seja realizada por uma empresa especializada, enquanto a Seed-PR mantém integralmente a condução pedagógica. A relação das unidades está disponível no anexo X da resolução nº 6.589/2025.
Para a adoção do modelo cívico-militar, 50 escolas de 34 cidades – incluindo Umuarama e Pérola – passam por consulta conforme o edital nº 125/2025. A proposta combina a gestão civil com a atuação de militares da reserva em funções administrativas e de apoio à rotina escolar. Entre as escolhidas, 20 são instituições de educação em tempo integral, autorizadas por lei a aderir ao formato.
A Seed-PR estabeleceu quórum mínimo de 50% mais um voto para validação da consulta. Caso as escolas aptas ao modelo cívico-militar não alcancem o quórum até terça (18), a votação será prorrogada até quarta-feira (19), no mesmo horário. Já para o Parceiro da Escola, se o quórum não for atingido, caberá à secretaria decidir pela adesão ou não da unidade.
A definição das escolas que integrarão o Parceiro da Escola seguirá critérios objetivos, como frequência escolar abaixo da média estadual, desempenho no Ideb inferior ou em queda, além da localização geográfica, visando facilitar a logística de contratação das empresas parceiras. Unidades com adesão confirmada devem iniciar as atividades sob o novo modelo no começo de 2026.
O Parceiro da Escola tem origem em uma lei estadual, após projeto-piloto em Curitiba e São José dos Pinhais. A seleção atual das unidades foi realizada em dezembro de 2024. Ao todo, 82 escolas já integram o programa, distribuídas em 34 municípios. A gestão é compartilhada entre as empresas Apogeu, Tom Educação e Impulso, responsáveis por diferentes regiões do Paraná.
Quanto ao modelo cívico-militar, 312 escolas da rede estadual já seguem essa organização desde 2024. Destas, 106 aderiram ao formato após consultas públicas realizadas entre novembro e dezembro de 2023. Outras 12 unidades migraram do antigo programa federal PECIM para o modelo estadual.
As votações seguem até o fim da noite de terça-feira e a Seed-PR orienta que pais, alunos e profissionais participem da consulta pública, que definirá os próximos passos de gestão em colégios de todas as regiões do Paraná.
Leia também: Governo do Paraná realiza consulta pública sobre expansão dos modelos Cívico-Militar
(Com informações AEN)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais