Paraná

Começa consulta pública sobre expansão do modelo cívico-militar em Umuarama e 33 cidades

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) iniciou nesta segunda-feira (17) uma consulta pública para definir a adesão de 98 colégios ao Programa Parceiro da Escola e a expansão do modelo cívico-militar para 50 unidades da rede estadual. A votação ocorre das 8h às 22h, diretamente nas escolas, e segue até terça-feira (18). Podem participar pais e responsáveis, alunos maiores de 18 anos, professores e servidores, mediante apresentação de documento com foto.

No caso do Parceiro da Escola, 96 colégios de 78 municípios participam da votação. O modelo prevê que a gestão administrativa seja realizada por uma empresa especializada, enquanto a Seed-PR mantém integralmente a condução pedagógica. A relação das unidades está disponível no anexo X da resolução nº 6.589/2025.

Para a adoção do modelo cívico-militar, 50 escolas de 34 cidades – incluindo Umuarama e Pérola – passam por consulta conforme o edital nº 125/2025. A proposta combina a gestão civil com a atuação de militares da reserva em funções administrativas e de apoio à rotina escolar. Entre as escolhidas, 20 são instituições de educação em tempo integral, autorizadas por lei a aderir ao formato.

A Seed-PR estabeleceu quórum mínimo de 50% mais um voto para validação da consulta. Caso as escolas aptas ao modelo cívico-militar não alcancem o quórum até terça (18), a votação será prorrogada até quarta-feira (19), no mesmo horário. Já para o Parceiro da Escola, se o quórum não for atingido, caberá à secretaria decidir pela adesão ou não da unidade.

A definição das escolas que integrarão o Parceiro da Escola seguirá critérios objetivos, como frequência escolar abaixo da média estadual, desempenho no Ideb inferior ou em queda, além da localização geográfica, visando facilitar a logística de contratação das empresas parceiras. Unidades com adesão confirmada devem iniciar as atividades sob o novo modelo no começo de 2026.

Parceiro da Escola

O Parceiro da Escola tem origem em uma lei estadual, após projeto-piloto em Curitiba e São José dos Pinhais. A seleção atual das unidades foi realizada em dezembro de 2024. Ao todo, 82 escolas já integram o programa, distribuídas em 34 municípios. A gestão é compartilhada entre as empresas Apogeu, Tom Educação e Impulso, responsáveis por diferentes regiões do Paraná.

Cívico-militar

Quanto ao modelo cívico-militar, 312 escolas da rede estadual já seguem essa organização desde 2024. Destas, 106 aderiram ao formato após consultas públicas realizadas entre novembro e dezembro de 2023. Outras 12 unidades migraram do antigo programa federal PECIM para o modelo estadual.

As votações seguem até o fim da noite de terça-feira e a Seed-PR orienta que pais, alunos e profissionais participem da consulta pública, que definirá os próximos passos de gestão em colégios de todas as regiões do Paraná.

Leia também: Governo do Paraná realiza consulta pública sobre expansão dos modelos Cívico-Militar

(Com informações AEN)

Luiz Fernando

Luiz Fernando é estudante de Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina e trabalha há três anos no portal OBemdito auxiliando na cobertura de notícias em Umuarama e região.

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

42 minutos ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

1 hora ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais