Foto: Assessoria Norospar
A Associação Beneficente de Saúde do Noroeste do Paraná – Norospar – mantenedora do Hospital, Maternidade e Banco de Leite Humano – BLH Norospar, referência regional em neonatologia para Umuarama e todos os municípios da 12ª Regional de Saúde, dedica o mês de novembro à conscientização sobre a prematuridade, uma das principais causas de mortalidade neonatal no mundo e no Brasil.
Com o tema oficial “Garanta aos prematuros começos saudáveis, para futuros brilhantes”, a campanha Novembro Roxo 2025 tem como foco sensibilizar a sociedade sobre a importância de oferecer aos bebês prematuros um início de vida com cuidado especializado, humanizado e contínuo. Esse acompanhamento deve ocorrer desde os primeiros momentos após o nascimento, durante o período de internação na UTI Neonatal, e seguir nos primeiros anos de vida – etapa determinante para o desenvolvimento físico, neurológico e emocional da criança.
De acordo com o Dr. Kelson Ferrarini, pediatra intensivista e médico chefe do Serviço de Neonatologia da UTI Neonatal do Hospital Norospar, cada intervenção realizada nos primeiros momentos após o nascimento tem o poder de impactar toda a trajetória de um bebê prematuro.
“Quando a assistência é baseada em evidências científicas e centrada na família, há melhora significativa nos prognósticos, com redução de sequelas, menor necessidade de reinternações e ampliação das oportunidades de uma vida mais saudável e plena na vida adulta. Na UTI Neonatal do Hospital Norospar, temos o compromisso de garantir o melhor início possível: todos os bebês, salvo casos raros em que há restrição alimentar, são alimentados exclusivamente com leite materno, doado ao Banco de Leite Humano da Norospar. Esse é um diferencial que contribui para o desenvolvimento, a imunidade e a recuperação dos recém-nascidos”, destaca o médico.
A escolha do slogan reforça a urgência de investir em cuidado interdisciplinar e em políticas públicas que assegurem acompanhamento integral a todos os bebês prematuros, independentemente da idade gestacional com que nasçam. Todos merecem ter suas potencialidades respeitadas e desenvolvidas, com acesso à saúde, educação e apoio social adequados.
Durante todo o mês, a Norospar realiza ações educativas, atividades internas e campanhas de conscientização nas redes sociais, culminando com o evento comemorativo “Garanta aos prematuros começos saudáveis, para futuros brilhantes”, no dia 19 de novembro, reunindo famílias e equipe multiprofissional da UTI Neonatal.
Neste mês, o hospital também intensifica a campanha de doação de leite materno, fundamental para o cuidado e recuperação dos bebês internados na UTI Neonatal. Com as férias e as festas de final de ano chegando, as doações diminuem e cresce a necessidade de novas doadoras.
Mulheres em qualquer fase da lactação e em bom estado de saúde podem doar. As doadoras não precisam sair de casa para se cadastrar nem para doar. Basta enviar mensagem para o número de WhatsApp (44) 98857-6075 ou telefonar para (44) 3621-1299 para realizar o cadastro. Também é possível fazer a doação diretamente no Banco de Leite Humano da Norospar, localizado na Avenida Ipiranga, 3883 – Zona I – Umuarama (PR) – CEP 87501-310.
Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e destinado exclusivamente aos bebês que mais precisam.
(Assessoria de Comunicação Norospar)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais