Fefecom atrai grande público e celebra o talento feminino de Umuarama
Em sua quarta edição, a feira reuniu 40 microempresárias e mostrou a força e o crescimento dos negócios gerenciados por mulheres
Organizadoras da 4ª Fefecom — Feira do Empreendedorismo do Collab Mulher— estão comemorando o sucesso do evento, realizado em Umuarama. Ao todo, 40 microempresárias participaram, número 30% maior em relação às edições anteriores.
O público cresceu também no mesmo ritmo: gente de vários bairros da cidade prestigiaram, confirmando a força do movimento, voltado a valorizar e apoiar mulheres empreendedoras.
Realizada na Universidade Paranaense – Unipar, parceira da Fefecom, expositoras de diferentes segmentos [muitas delas competentes artesãs] puderam mostrar o resultado de seus talentos e esforços.
Houve de tudo um pouco: roupas, cosméticos, bijuterias, bolsas, brinquedos, pipoca gourmet, sorvete, bombons, geleias e diversas outras delícias; também teve participação de estúdio de massagem, empresa de passagens aéreas e escola de inglês.
A Unipar também participou: professores e acadêmicos de cursos de todas as áreas de conhecimento fizeram bonito, oferecendo atendimento gratuito aos visitantes, como serviços na área da saúde, orientação jurídica e de negócios; o curso de Educação Física comandou brincadeiras para crianças.

Objetivo da Fefecom vai além das vendas
Promovida anualmente pelo CollabMulher, uma organização colaborativa idealizada e comandada por mulheres, a Fefecom teve como propósito não apenas impulsionar as vendas, mas também promover capacitação em gestão.
“A Fefecom vai além da vitrine de produtos… Ela começa com a ‘Jornada do Conhecimento’, quando, em parceria com o Sebrae, realizamos palestras sobre diversos temas”, disse a professora e empresária Fabiana Vieira, uma das coordenadoras do Collab.
Ela informou que os temas deste ano focaram marketing, precificação e crédito. “Repassamos informações fundamentais para quem quer empreender com segurança”, salientou.
E explicou que todas as palestras que o Collab promove tem por objetivo levar a empresária a entender o valor do próprio trabalho, a posicionar melhor seus produtos no mercado e a tomar decisões financeiras mais assertivas.

Fefecom exigiu meses de planejamento
À frente do CollabMulher, um movimento de empoderamento e solidariedade feminina, estão as professoras Carolina Tavares, Carolina Boucault e Fabiana Vieira.
Além de suas carreiras na educação, elas decidiram empreender e compartilhar o que aprenderam ao longo da trajetória profissional.
“Da união dessas experiências nasceu o Collab — uma rede de apoio que incentiva, ensina e inspira mulheres a acreditarem em seu potencial”, reafirma Fabiana.
Para a realização da 4ª Fefecom, ela disse que foram quatro meses de planejamento intenso até que tudo saísse conforme o esperado.

Coordenadoras comemoram sucesso
Os bons resultados da Fefecom, tanto em vendas quanto em aumento da visibilidade das marcas expostas, estão sendo comemorados pelas coordenadoras.
“Ver o resultado tão bonito e o brilho nos olhos de cada empreendedora é algo que nos enche de orgulho. A Fefecon cresce a cada edição e mostra que quando as mulheres se unem, todas ganham”, avalia Fabiana.

Para Carolina Tavares, o evento simboliza mais do que uma vitrine de produtos. “Cada estande representa uma história de coragem e superação; é gratificante ver o público reconhecendo e valorizando o trabalho dessas mulheres”.
Já Carolina Boucault reforça o impacto transformador do projeto: “A cada edição, o Collab se fortalece… O sucesso da feira mostra que estamos no caminho certo: unindo conhecimento, empatia e empreendedorismo para inspirar mais mulheres a acreditarem em si mesmas. E a darem seus próprios passos no mundo dos negócios”.
== Para saber mais sobre o Collab acesse https://www.instagram.com/collabmulher/











