Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Governo abre conta oficial para doações a Rio Bonito do Iguaçu após tornado

Corpo de Bombeiros de Umuarama arrecada donativos para famílias

População pode contribuir com a reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu por meio do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Foto Secom/PR)
Governo abre conta oficial para doações a Rio Bonito do Iguaçu após tornado
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 11 de novembro de 2025 às 12h58 - Modificado em 11 de novembro de 2025 às 12h58

A população do Paraná pode colaborar com a reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu por meio do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap). O canal oficial do Governo do Estado foi aberto para receber doações destinadas às famílias atingidas pelo tornado que devastou cerca de 90% da estrutura do município, na sexta-feira (7).

As contribuições podem ser feitas via depósito bancário diretamente na conta do Fecap, mantida no Banco do Brasil. Não há opção de PIX.

Dados para doação:

  • CNPJ: 52.807.487/0001-12
  • Agência: 3793-1
  • Conta Corrente: 14.454-1
  • Nome da conta: Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap)

A 2ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (2ª CIBM), com sede em Umuarama, também iniciou uma campanha de arrecadação para auxiliar as vítimas da tragédia.

Segundo o aspirante Augusto Malheiros, os bombeiros estão recebendo roupas íntimas novas, produtos de higiene pessoal e limpeza, roupas de cama e banho, além de colchões. As entregas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, diretamente na sede da corporação.

Malheiros destacou que não é necessário doar água nem roupas comuns, já que esses itens estão sendo encaminhados por campanhas coordenadas pela Defesa Civil estadual.

“O foco agora é garantir o essencial para as famílias que perderam tudo, especialmente roupas íntimas, produtos de higiene e colchões”, reforçou o militar.

Tragédia em Rio Bonito do Iguaçu

O tornado de categoria F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h, atingiu em cheio a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, e foi um dos mais intensos já registrados no estado.

Seis pessoas morreram, sendo três homens (49, 57 e 83 anos) e duas mulheres (47 e 14 anos), além de uma sexta vítima em Guarapuava. Centenas ficaram feridas, e moradias, prédios públicos e comércios foram completamente destruídos.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.