Adolescente de 14 anos é a sexta vítima fatal de tornado em Rio Bonito do Iguaçu
A última atualização das buscas informa que o Corpo de Bombeiros não localizou mais ninguém nos escombros dos prédios danificados
Uma adolescente de 14 anos é a sexta vítima fatal do tornado que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu na última sexta-feira (7). A Polícia Científica do Paraná confirmou na tarde deste sábado (8) a identificação oficial da sexta vítima fatal: Julia Kwapis, 14 anos.
A força do vento e da chuva destruíram o município de pouco mais de 14 mil habitantes localizado na região Centro-Sul do Estado. O fenômeno, classificado como categoria F3 na escala Fujita, provocou destruição em cerca de 90% das residências e prédios públicos da cidade.
Confira a identificação das seis vítimas:
Moradores de Rio Bonito do Iguaçu
– Jose Gieteski, 83 anos
– Adriane Maria de Moura, 47 anos
– Claudino Paulino Risse, 57 anos
– Jurandir Nogueira Ferreira, 49 anos
– Julia Kwapis, 14 anos
Morador de Guarapuava
– Jose Neri Geremias, 53 anos
Às 17h o Estado divulgou uma nota atualizando a situação em Rio Bonito do Iguaçu. A nota informa que “o Corpo de Bombeiros não localizou mais ninguém nos escombros dos prédios danificados. As forças de salvamento já encerraram as buscas na área urbana e há sobrevoos em andamento na área rural. Não há nenhuma notificação de desaparecidos. Os bombeiros continuam atuando na coordenação das equipes de resposta para o reestabelecimento da água e luz e coordenação de distribuição de alimentos e água“.
As operações de busca e resgate de vítimas em Rio Bonito do Iguaçu tem apoio do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost).
Atendimento da Saúde em Rio Bonito do Iguaçu
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), mais de 750 pessoas feridas já receberam atendimento médico em unidades das regiões de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi mobilizado para auxiliar nos resgates e transferências.
O atendimento inicial das vítimas ocorre em duas unidades hospitalares, uma unidade básica de saúde (UBS) e uma faculdade de Laranjeiras do Sul. Pacientes em estado grave estão sendo transferidos para o Hospital Universitário de Cascavel e o Hospital Regional de Guarapuava.

Governador visitou a cidade e reforçou ajuda na reconstrução
O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve em Rio Bonito do Iguaçu na manhã deste sábado e afirmou que o Governo do Paraná vai auxiliar na reconstrução da cidade.
“Vamos levantar todos os prejuízos e reconstruir o que foi destruído, principalmente as moradias. Nosso foco é garantir abrigo e dignidade para as famílias atingidas”, declarou Ratinho Junior.
Ainda segundo a Defesa Civil, o número de desalojados e desabrigados segue sendo atualizado, já que as equipes permanecem em campo para o levantamento completo dos danos.





