PRF lança campanha para ajudar vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu
Doações podem ser entregues em todas as unidades da PRF no Paraná
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou uma campanha emergencial de arrecadação de doações para as famílias atingidas pelo tornado que devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, na tarde de sexta-feira (7).
A corporação está recebendo água potável, alimentos não perecíveis, roupas e calçados em boas condições, que podem ser entregues em qualquer unidade da PRF no Estado. Todo o material arrecadado será encaminhado à população afetada pela tragédia, em parceria com órgãos estaduais e municipais de assistência social.
O tornado, classificado inicialmente como categoria F2 na Escala Fujita com ventos entre 180 e 250 km/h destruiu cerca de 90% das residências e prédios comerciais de Rio Bonito do Iguaçu, segundo o Governo do Paraná. Há indícios de que, em alguns pontos, a velocidade dos ventos tenha ultrapassado 250 km/h, o que elevaria o fenômeno à categoria F3, considerada de risco severo.
O desastre deixou seis mortos, sendo cinco em Rio Bonito do Iguaçu, sendo três homens de 49, 57 e 83 anos e duas mulheres de 47 e 14 anos e um em Guarapuava, um homem de 53 anos. Há ainda uma pessoa desaparecida. Mais de 430 pessoas foram atendidas nos hospitais das regiões de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou estado de calamidade pública e acompanha pessoalmente os trabalhos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais equipes que atuam na região. A Defesa Civil enviou à cidade 2.600 telhas, 1.200 cestas básicas, 565 colchões, 270 kits de higiene, 204 de limpeza, 150 de dormitório e 54 bobinas de lona.
A PRF reforçou que a solidariedade dos paranaenses é essencial neste momento. “As famílias perderam tudo, e a ajuda da população é fundamental para que consigam se reerguer”, destacou a corporação em nota.






