Paraná

Zeca Dirceu articula apoio federal para acelerar socorro às cidades atingidas pelas chuvas no Paraná

O deputado federal Zeca Dirceu reuniu prefeitos e técnicos da Defesa Civil Nacional Nacional e, com isso, buscou acelerar o envio de recursos aos municípios paranaenses atingidos pelas chuvas no Paraná. A reunião virtual envolveu representantes de 18 cidades e buscou, sobretudo, esclarecer procedimentos, orientar gestores e garantir que o socorro emergencial chegue com mais rapidez.

“Quero agradecer a toda equipe da Defesa Civil Nacional e aos representantes dos municípios. Deixem minha gratidão ao ministro também por estar sempre atento às questões do Paraná. As chuvas foram muito fortes. Se repetiram por semanas, causando estragos em várias regiões. A gente precisa da ajuda de vocês, precisa da orientação”, afirmou o deputado, ao reforçar a gravidade da situação.

Orientações e etapas técnicas

Durante o encontro, participaram Braulio Eduardo da Silva Maia, Thiago Sousa e Frederico de Santanna, responsáveis pelas áreas de obras, reconstrução e reconhecimento federal. Nesse contexto, Frederico explicou que todas as etapas seguem a Portaria nº 260, de 2 de fevereiro de 2022, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Por fim, ele destacou que os pedidos devem ser registrados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) em até dez dias após o evento.

“Tudo começa com o cadastro no Sistema Integrado de Informação sobre Desastres. Todo o processo passa pelo sistema. Todos os recursos são liberados após o reconhecimento, menos a assistência humanitária, que pode ser prévia e andar em paralelo ao processo. É preciso ao menos um registro para solicitar esse tipo de ajuda”, explicou o coordenador.

Os técnicos detalharam que o governo oferece apoio para assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de prédios e infraestrutura pública. Entretanto, ressaltaram que não há ressarcimento de gastos feitos antes da publicação da portaria que autoriza o empenho.

Relatos dos municípios

Prefeitos e secretários relataram dificuldades recentes. Além disso, o prefeito de Barbosa Ferraz, Carlos Caxão, questionou a possibilidade de ajuda para reconstrução de prédios públicos e recebeu a confirmação de que apenas imóveis de domínio público podem receber recursos.

Em seguida, Pedro Nogueira, secretário-geral de Bom Sucesso, relatou falhas de internet causadas pelo temporal e perguntou sobre prazos. A Defesa Civil Nacional afirmou que atrasos podem ser justificados, desde que documentados.

Rafael Fuhr, secretário de Obras de Nova Aurora, citou a queda do telhado de um ginásio em uma residência. Os técnicos confirmaram que a ajuda é possível, desde que haja comprovação.

Willian Dieimes Silveira, coordenador da Defesa Civil de Campo Mourão, tirou dúvidas sobre pedidos simultâneos ao Estado e à União. Em resposta, a equipe explicou que não há impedimento.

Cenário das chuvas no Paraná

Os temporais atingiram fortemente o Paraná. Houve destelhamentos, alagamentos, queda de pontes e danos em estradas. Algumas regiões tiveram impactos em 70% de sua população. Municípios como Barbosa Ferraz, Nova Aurora e São João do Ivaí ainda enfrentam desalojamentos e prejuízos urbanos e rurais.

No fim da reunião, Zeca Dirceu reafirmou o compromisso de acompanhar cada solicitação. “Contem comigo para reforçar junto ao ministro o que for necessário. Meu abraço aos prefeitos e equipes que lutam pelas famílias atingidas e pela reconstrução urbana e rural dos municípios”, declarou.

Alex Nascimento

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

9 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

10 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

13 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

14 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais