Foto: Assessoria PMU
O projeto cultural ‘Eu Conto ou Você Conta? – Janelas para o mundo e catalisador de transformações’, idealizado pela terapeuta Lucineyde Amaral Picelli Pezzini e aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (lei 8.313/91), foi apresentado pela autora ao prefeito Fernando Scanavaca, na manhã desta segunda-feira, 3, ao lado do secretário municipal de Cultura, Rodrigo Fernandes Pereira.
Atualmente em fase de captação de recursos, o projeto (Pronac 256931) pode receber destinações do Imposto de Renda com 100% de dedução fiscal para pessoas físicas e empresas. Ele prevê 15 oficinas presenciais de contoterapia e contação simbólica de histórias, em cinco localidades da região, atendendo gratuitamente 350 mulheres em situação de vulnerabilidade emocional e social.
Conforme Lineyde explicou, cada encontro terá duas horas de escuta sensível, simbologia narrativa e reconstrução subjetiva de trajetórias interrompidas por abuso, silenciamento e ruptura de vínculos.
“A proposta parte da oralidade como ferramenta cultural e social, resgatando narrativas ancestrais e promovendo a reconstrução simbólica de identidades, a ressignificação de experiências e o fortalecimento do repertório cultural das participantes”, explicou.
Ao prefeito, a autora resumiu a conquista com entusiasmo: “Estou muito feliz com essa aprovação. Já reuni a equipe e estamos com os preparativos a todo vapor. Ver esse projeto autorizado, com contas abertas e pronto para receber apoio, é a confirmação de que histórias podem ressignificar experiências e de que Umuarama merece ocupar esse lugar de protagonismo”, afirmou.
Com graduação e mestrado nas áreas de Psicologia e Pedagogia, Lucineyde lecionou por 14 anos na Universidade Paranaense (Unipar), atuou em clínica terapêutica, coordenou projetos de leitura e formação de educadores na Editora Positivo e recentemente consolidou sua atuação em grupos terapêuticos femininos. “É uma satisfação para Umuarama e região ver o trabalho de uma profissional tão capacitada, e que muito pode ajudar à nossa população”, parabenizou o prefeito.
Saiba mais sobre o projeto clicando AQUI
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais