Rudson de Souza Publisher do OBemdito

Aikido Maringá 25 anos: um legado de resiliência e família!

Aikido Maringá 25 anos: um legado de resiliência e família!
Rudson de Souza - OBemdito
Publicado em 1 de novembro de 2025 às 14h03 - Modificado em 1 de novembro de 2025 às 14h03

O Aikido é uma arte marcial japonesa criada por Morihei Ueshiba em na década de 1920. Maringá, por seu turno, cidade paranaense fundada em 1947, possui forte influência nipônica, devido à intensa imigração para a região. Assim, esse pequeno artigo pretende relembrar a origem dessa arte marcial nesta Cidade.

E tudo tem início com Sensei Edson Marchini, que iniciou seus treinos com Sensei Rodolfo Reolon, introdutor do Aikido no Estado do Paraná, em meados de 1997, em Curitiba. Após 2 anos, Edson Sensei se estabelece em Maringá. Nessa mesma época, estava em formação inicial a Federação de Aikido do Estado do Paraná – FAEP. Então, Edson Sensei aceitou ser o representante oficial da FAEP nesta Cidade.

No início, com treinos irregulares e com poucos alunos frequentes, a principal parceira foi a filha, Yara Marchini, com cerca de 10 anos de idade. A principal dificuldade na época era formar uma turma estável. Além disso, o Aikido era desconhecido pela comunidade maringaense. Também haviam as dificuldades financeiras, inerentes ao início de uma turma; bem como os compromissos profissionais de Edson Sensei.

A partir dos anos 2000, mais alunos regulares passaram a frequentar os treinos, sendo este o ano considerado como o início oficial do Aikido em Maringá. Nesse mesmo período, é formalizada a FAEP, sendo criados mecanismos de orientações, programações, agendas de treinos e exames de faixas. Em 2005, o Aikido Maringá passa a realizar seus treinos em um Dojo (em japonês, espaço do caminho, do treino) próprio, na Avenida Mauá, em frente ao Jornal O Diário de Maringá. Nesse período, também, Sensei Edson gradua-se como faixa preta primeiro grau.

Um marco histórico acontece um ano após, em 2006, a visita de Kawai Shihan (em japonês, significa algo como instrutor sênior) ao Dojo em Maringá. A vinda do introdutor do Aikido no Brasil, aluno direito do fundador da Arte Marcial no Japão, e professor de Sensei Rodolfo é um evento de grande importância, pois implica no reconhecimento do amadurecimento da Arte Marcial no Paraná e em Maringá, e no pertencimento do Aikido Maringá e do Aikido Paraná Brasil ao grupo da União Sulamericana de Aikido, sob a tutela do Shihan.

Com o passar do tempo, outro legado se apresentava, os primeiros Yudanshas. A formação de faixas pretas, e, dentre eles, a primeira, Yara, então com 17 anos, é um divisor de águas na história da Arte Marcial em Maringá.

Diversas são as contribuições do Aikido para Maringá e região, destacando-se, dentre elas:

a) Turma de crianças, desde 2012.

b) Cultural: como parte importante na disseminação de conhecimento técnico e filosófico japonês.

c) Defesa Pessoal, desde 2015, com diversos workshops de defesa pessoal exclusivamente para mulheres, com apoio da Prefeitura Municipal; além de treinos para seguranças profissionais.

d) Aikido UEM, grupo iniciado dentro da Universidade em 2013, por Sensei Maurício Nascimento no Centro de Excelência de Atividade Física, vinculado ao Departamento de Educação Física.

e) O expressivo número de praticantes em Maringá colabou para que a FAEP, hoje, seja uma organização reconhecida pelo Aikido Hombu Dojo (organização sede mundial da prática de Aikido, no Japão), notadamente a primeira fora do Estado de São Paulo.

Além disso, deve ser mencionada a importância de Marizete Marchini, esposa de Sensei Edson e mãe de Yara e Kauana Senseis. Embora não treine diretamente Aikido, ela é um pilar da Arte Marcial em Maringá. Nos bastidores, participando de todas as organizações de encontros e seminários, recebendo Senseis convidados em sua casa, assentindo e estimulando as ausências dos familiares devido aos treinos, acompanhando o crescimento pessoal de cada um dentro e fora dos tatames. Para além das gerações, o Aikido em Maringá atravessa a dinastia, com avô, filha e neto partilhando dos treinos. Uma família que se formou com o contato com o tatame.

Portanto, o grupo de Maringá, nos seus 25 anos, vem atingindo de forma exemplar o objetivo principal do Aikido, qual seja, levar a mensagem universal de paz, felicidade e irmandade para a humanidade. Apesar de ser uma jovem Arte Marcial em Maringá, o Aikido é um espaço de desenvolvimento pessoal, cultural e social, impulsionado pela paixão e dedicação, que iniciado por uma, se tornou hoje a grande Família do Aikido em Maringá.

Venha conhecer o Aikido, faça uma aula experimental: Rua Guararapes, 19, sobreloja, esquina com Av. Mauá, Maringá, 87050-150, BR, (44) 99933-0044; contato@aikidomaringa.com.br, @aikido.maringa.

(Autor Christian Reny Gonçalves – 3º Dan de Aikido)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.