Luiz Fernando Publisher do OBemdito

Banco de Leite Humano do Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento

Banco de Leite Humano do Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 29 de outubro de 2025 às 15h09 - Modificado em 29 de outubro de 2025 às 15h12

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital e Maternidade Norospar, referência regional no atendimento a recém-nascidos prematuros, mantém seus estoques em equilíbrio, mas reforça o apelo à comunidade: é fundamental o cadastro permanente de novas doadoras para garantir a continuidade do abastecimento e o atendimento aos bebês internados na UTI Neonatal e também na maternidade. Se você amamenta, seja uma doadora e ajude a salvar vidas.

De acordo com a coordenadora do BLH Norospar, enfermeira Amanda Vasques, o desafio está na rotatividade natural das doações. A maioria das mães participa do programa por períodos que variam entre três e seis meses, tempo em que estão em fase ativa de amamentação. Com o desmame e o retorno às atividades rotineiras, muitas acabam encerrando as doações — o que torna indispensável a entrada constante de novas participantes, especialmente com a proximidade das férias e festas de final de ano, quando muitas doadoras viajam.

Toda mulher que amenta e está em bom estado de saúde, pode doar leite materno. É fácil, simples e nem precisa sair de casa.

Se você amamenta, envie uma mensagem para o WhatsApp: (44) 98857-6075 ou telefone para (44) 3621-1299 (em horário comercial) e faça o seu cadastro. As doadoras também podem se cadastrar ou fazer a retirada do leite no Posto de Coleta de Leite Humano no Hospital e Maternidade Norospar, na Avenida Ipiranga, 3883 – Centro, Umuarama-PR. Depois do cadastro, toda semana, a equipe do BLH Norospar busca o leite doado na casa das lactantes e deixa novos frascos para a próxima coleta. 

Whatsapp Image 2025 10 29 At 14.53.18 (1)

Insubstituível

“O leite humano é um alimento vivo e insubstituível, essencial para a recuperação e o desenvolvimento de todos os bebês, especialmente dos prematuros. Mesmo com os estoques estáveis, é o fluxo contínuo de doações que garante o funcionamento pleno do Banco de Leite da Norospar. Por isso, precisamos sempre de novas doadoras”, explica Amanda.

O leite doado ao BLH Norospar é utilizado prioritariamente no atendimento de bebês internados na UTI Neonatal e impossibilitados de mamar diretamente no seio materno. O alimento passa por um rigoroso processo de análise, pasteurização e controle microbiológico, assegurando que o leite chegue até os pequenos com total segurança e qualidade nutricional.

O leite excedente é ofertado aos recém nascidos da Maternidade. “Desta forma, nenhum bebê que nasce na Norospar é alimentado com leite artificial. Esse é mais um motivo que reforça a necessidade do cadastro constante de novas doadoras”, reitera Amanda.

Whatsapp Image 2025 10 29 At 14.53.17

(Assessoria de comunicação Norospar)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.