Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas – amarelo e laranja – indicando a possibilidade de tempestades em Umuarama e na região. Ambos entraram em vigência na manhã desta terça-feira (28), às 8h45, e seguem até às 10h de quarta-feira (29).
O aviso laranja (perigo) indica a possibilidade de ocorrência de tempestades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Os riscos potenciais do alerta do Inmet são de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.
Além disso, podem ocorrer ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Por fim, o instituto informa que há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Por outro lado, o alerta amarelo do Inmet indica a possibilidade de chuvas intensas. A área de abrangência inclui os estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Minas Gerais.
Existem riscos potenciais de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Bem como, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. De acordo com o alerta amarelo do Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O Inmet divulgou algumas instruções para a população:
– Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
– No estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
– Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Para mais informações sobre os alertas, acesse o site do Inmet aqui.
A Polícia Militar (PM) registrou o assassinato de um homem a tiros na noite desta…
De uma necessidade familiar nasceram as marcas 'Sinal Verde' e 'Casa Begônia', ambas para atender…
Integrantes da Câmara de Vereadores de Umuarama se reuniram nesta sexta-feira (19) para assegurar uma…
O município de Pérola confirmou um show nacional para o fim do ano. No dia…
A construção civil de Umuarama deu claros sinais de recuperação neste ano. O aumento significativo…
Dez postos de saúde de Umuarama terão horário prolongado de atendimento durante todo o mês…
Este site utiliza cookies
Saiba mais