Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Painel conta a história de Mário Oncken, que dá nome a ginásio de esportes em Umuarama

Fotos: Assessoria PMU
Painel conta a história de Mário Oncken, que dá nome a ginásio de esportes em Umuarama
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 1 de novembro de 2025 às 16h12 - Modificado em 1 de novembro de 2025 às 16h12

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) instalou um painel com a biografia do ex-militar e esportista Mário Oncken, homenageado pelo município com nome do ginásio de esportes ao lado do cemitério municipal. O painel segue os mesmos moldes da homenagem ao professor Amário Vieira da Costa, que por sua vez dá nome à maior praça esportiva coberta de Umuarama.

“Muitos cidadãos não conhecem Mário Oncken e perguntam quem ele foi, porque um ginásio importante foi ‘batizado’ com o seu nome e o que ele tem a ver com o esporte. Por isso resolvemos preparar o painel com seu histórico, demonstrando a importância que ele teve neste setor”, explicou o secretário de Esportes e Lazer, Gentil Soares de Lima.

Segundo o secretário, a família do saudoso Mário Oncken demonstrou enorme agradecimento pela homenagem, que mostra resumidamente quem ele foi e o que fez pelo esporte. “Esta é uma forma de reconhecimento pelos serviços prestados, pelo apoio e incentivo que ele sempre deu ao setor, em sua época”, completou Gentil.

Mário Oncken nasceu em Ponta Grossa (PR) em fevereiro de 1922. Ainda criança mudou-se com a família para Camboriú (SC). Casou-se com Elza Oncken e teve quatro filhos (Romy, Anecy, Mário Renato e Percy). Seguiu carreira militar e criou gosto pelo futebol, contribuindo mais tarde com o futebol profissional de Umuarama.

Painel Conta A História De Mário Oncken, Que Dá Nome A Ginásio (1)

Chegada de Mário Oncken em Umuarama

Quando militar (3º sargento), pertenceu à 9ª Cia de Engenharia e lutou pelo Brasil na 2ª Guerra Mundial. Na década de 50, já em Londrina, trabalhou em tabelionato e foi goleiro. Aportou em Umuarama na década de 60, trabalhando no Cartório De Paula. Posteriormente assumiu no Fórum da Comarca o cargo de escrivão da Vara Criminal e de Menores, até sua aposentadoria.

“Ele era estudioso, inteligente e muito querido na cidade, devido ao seu perfil acolhedor e bondoso, sempre prestando auxílio aos que mais precisavam. Foi amante incondicional dos esportes, em especial do futebol. Fez parte do antigo Tigrão, o Umuarama Futebol Clube, onde, aliás, se destacou como diretor”, lembrou o secretário.

Mário Oncken faleceu em fevereiro de 1982, ano de inauguração dos dois ginásios da avenida Parigot de Souza. O velório ocorreu na Câmara de Vereadores com pompas militares, devido à sua participação na Força Expedicionária Brasileira (FEB). Além disso, o sepultamento aconteceu em Umuarama, no Cemitério Municipal.

Painel Conta A História De Mário Oncken, Que Dá Nome A Ginásio (2)

(Informações: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.