A PR-323 asfaltada no trecho Maringá a Umuarama ostentando as placas após a sua inauguração. Além da questão estratégica no escoamento das produções rurais, a nova rodovia passou a atender à demanda da população de usar a PR-323 para acessar outros centros do Estado e do Brasil oferecendo segurança e modernidade nas viagens - Foto: Acervo histórico de Italo Fábio Casciola
Um acontecimento que marcou a história de Umuarama foi a inauguração da rodovia PR-323, em 1968, com a presença do então governador Paulo Pimentel. Seu teve em seu governo a construção dessa obra como uma de suas principais metas.
O ato memorável aconteceu às margens da rodovia, com a sua comitiva e autoridades rodeando o monumento – em formato redondo alusivo ao slogan de seu governo ‘Paraná, Aqui se Trabalha’.
A PR-323 é a principal ligação dos municípios do Noroeste ao Anel de Integração do Paraná – a malha de rodovias de 2,5 mil km que interliga todo o Estado.
Graças a ela teve fim os grandes problemas que a região enfrentava sendo obrigada a percorrer centenas de quilômetros até Maringá por uma estrada de terra – que era o verdadeiro terror para os transportes em dias de chuvas em que ela virava um completo lamaçal de ponta a ponta causando sérios prejuízos principalmente aos veículos de carga pesada (caminhões) usados para transportar café e outros cereais produzidos na zona rural.
A nova PR-323, totalmente asfaltada, virou a moderna via de transportes para os principais polos econômicos da região: Umuarama, com destaque para a cafeicultura e a pecuária; e Cianorte, um dos principais polos têxteis do sul do País.
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Prova de sua importância é que depois de inaugurada ela contribuiu fortemente para aumentar o desenvolvimento regional pois os produtos agora eram facilmente transportados para os grandes centros comerciais brasileiros e até para o Exterior (via Porto de Paranaguá).
Foi, todavia, no programa de obras públicas que se consolidou a obra de integração demográfica e territorial que impulsiona a administração pública. O alto nível de pavimentação das rodovias, acusou diretrizes fundamentais no sentido de melhorar os meios de escoamento da produção agrícola.
Hoje, a PR-323 é a principal ligação do Noroeste com o Mato Grosso do Sul e países do Mercosul e passa por várias cidades do Estado. A rodovia suporta toda movimentação proveniente do polo têxtil e o escoamento da safra de importantes regiões produtoras paranaenses.
Além da questão estratégica no escoamento das produções rurais, esta intervenção também atende à demanda da população, que usa a PR-323 para acessar outros centros do Estado. Este é um corredor de extrema importância, seja para escoar a produção até Paranaguá, seja no deslocamento das pessoas. Esse tipo de intervenção aumenta a segurança e reduz muito o índice de acidentes.
Outro fato histórico altamente importante para o desenvolvimento foi a construção e entrega do Trevo Gauchão no final de novembro de 2022, uma mega obra realizada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O investimento aplicado pelo Governo do Paraná foi de R$ 66.127.806,99.
Também foram duplicados vários trechos da rodovia PR-323. Fruto desse alto investimento, essas obras levam mais segurança e melhoram o fluxo de veículos entre a rodovia e os bairros de Umuarama.
Com esse investimento o Governo do Estado facilitou o trânsito de milhares de veículos que trafegam diariamente para Umuarama de Guaíra (vindos do Paraguai ou do Mato Grosso do Sul) ou de Maringá e Cianorte.
Nos últimos anos, é importante registrar, vários trechos foram duplicados tornando a PR-323 mais moderna e segura para os milhares de motoristas que passam por ela dia e noite. E segundo notícias recentes outras duplicações já estão projetadas em breve as obras serão executadas.
Essa nova fase vai realizar mais um sonho: tornara a rodovia asfaltada completamente duplicada até Guaíra, na fronteira com o Paraguai. Mas isso já é futuro. A memória do passado da PR-323 já registrei acima desta crônica. (ITALO FÁBIO CASCIOLA, Especial para OBEMDITO)
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