Foto: Prefeitura de Umuarama
Na última semana, o Condomínio do Idoso do Jardim Tangará, em Umuarama, ganhou mais um morador. Criado com foco na inclusão social, o projeto da Secretaria Municipal de Habitação oferece moradia gratuita para idosos em situação de vulnerabilidade. Nesta nova etapa, o beneficiado foi José Lucas da Silva, de 61 anos, viúvo e ex-peão de rodeio. Ele, por sua vez, ocupou o imóvel após a saída da antiga moradora.
A mudança representa uma nova etapa na vida de José Lucas. Atualmente, ele vive há sete anos em Umuarama e morava em uma casa precária no Jardim Los Angeles. Antes da mudança, pagava R$ 650 de aluguel mensal. Agora, com a nova moradia, poderá usar esse valor para melhorar sua qualidade de vida. No entanto, no condomínio, ele arcará apenas com as contas de água e luz.
A residência é funcional, arejada e adaptada para pessoas com mobilidade reduzida. José Lucas, que é amputado e tem visão comprometida, usa cadeira de rodas. Apesar disso, mantém total autonomia.
Segundo o secretário de Habitação, Nelson Bigeschi Junior, ele realiza todas as tarefas domésticas e interage com os demais moradores.
José Lucas viveu altos e baixos no mundo do rodeio. Participou de eventos em Barretos, onde ocorre a maior festa de peão do país. Agora, desfruta de tranquilidade e segurança no condomínio. Além disso, receberá mais um benefício em breve: a Secretaria de Habitação assumirá o pagamento da conta de água.
A Prefeitura está implantando uma miniestação elevatória com a Sanepar para interligar a coleta de esgoto. Atualmente, o condomínio utiliza uma fossa coletiva. Com a nova estrutura, o custo da conta deve subir. Por isso, o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social cobrirá o valor.
A novidade foi anunciada durante um café da tarde com os condôminos, realizado na sexta-feira, 17. Na ocasião, José Lucas foi apresentado oficialmente à comunidade. O condomínio, monitorado por câmeras, oferece segurança, atendimento médico e acompanhamento do Creas aos moradores.
(Com informações e fotos Prefeitura de Umuarama)
Imagens do drone da Polícia Civil do Paraná (PCPR) mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir pelo…
Os alunos do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) participaram, nesta quarta-feira (19), de…
O mercado de seminovos em BH e no restante do Brasil vive o maior ciclo de vendas…
Alexandre Slivnik estará em Umuarama no dia 24 de setembro para a 5ª edição do…
Amanda Maria Souza de Oliveira, de 38 anos, foi condenada por estelionato e falsa identidade
Nando Reis é um dos principais nomes da música popular brasileira e suas composições ultrapassam…
Este site utiliza cookies
Saiba mais