Saúde

Saúde investiga segundo óbito suspeito de intoxicação por metanol no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu a notificação de mais um óbito suspeito de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica. A notificação ocorreu na cidade de Foz do Iguaçu, região Oeste do Paraná, na terça-feira (21). Trata-se de um homem, 57 anos, que foi encontrado morto em casa.

Uma investigação está analisando as condições da morte, assim como de outro óbito de um homem de 47 anos na última segunda-feira (20). Nos dois casos, as equipes realizaram a coleta de amostras e a Sesa aguarda o resultado dos materiais.

A Sesa também recebeu a notificação de mais um caso suspeito de intoxicação por metanol. Um homem de 43 anos, morador da cidade de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele está internado com quadro estável e aguarda o resultado do exame laboratorial.

Ao todo, o Paraná já registrou 23 notificações. Os exames já confirmaram 5 casos – 4 em Curitiba e 1 em Foz do Iguaçu que resultou em óbito (homem, 55 anos). Destes, dois pacientes de Curitiba seguem internados, uma mulher de 41 anos, em estado grave e um homem de 60 anos, estável.

A Sesa descartou 14 casos e 4 seguem em investigação. Uma mulher de 49 anos está internada em Curitiba e um homem de 43 anos também segue hospitalizado em Almirante Tamandaré. A princípio, ambos estão com quadro de saúde estável. Além disso, a Sesa confirmou os dois óbitos em Foz do Iguaçu, de homens de 47 e 57 anos.

Antídoto contra intoxicação por metanol

O Paraná recebeu na última semana 424 ampolas de etanol farmacêutico que o Governo do Estado adquiriu, por meio da Sesa. O medicamento serve como antídoto para os casos de intoxicação por metanol. Nesta semana, a Sesa enviou para as quatro Macrorregionais de Saúde e para Curitiba juntamente com outras 180 ampolas que o Estado recebeu do Ministério da Saúde.

A Sesa já descentralizou as 84 doses de fomepizol recebidas do Ministério da Saúde no último dia 10. Elas também foram enviadas para as quatro Macrorregionais de Saúde e para a SMS de Curitiba.

Quatro pacientes do Paraná já receberam o antídoto. Cada paciente passa por avaliação individual, com base em critérios clínicos e laboratoriais, para definir a quantidade necessária de antídoto. Agora com um novo medicamento, a avaliação definirá qual antídoto o paciente receberá.

Sintomas e sinais de alerta de intoxicação por metanol

É importante ficar atento aos sintomas de intoxicação por metanol. A substância não pode ser identificada pelo cheiro ou sabor, pois não altera a bebida. A princípio, os sinais costumam surgir entre 6h a 72h após a ingestão e podem parecer com uma ressaca: dor abdominal, visão turva, confusão mental e náusea.

Sintomas iniciais: dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência, falta de coordenação, tontura e confusão mental.

Sintomas graves: dor abdominal intensa, alterações visuais (visão embaçada, pontos escuros, sensibilidade à luz ou cegueira súbita), dificuldade para respirar, convulsões e coma.

Atendimento dos casos suspeitos

A Sesa orienta que, em casos de sintomas, os pacientes devem procurar um serviço de saúde imediatamente. Todos os casos suspeitos de intoxicação por metanol devem ser reportados e discutidos com um dos quatro Centros de Informação e Assistência Toxicológica do Paraná. Posteriormente, acontecerá a orientação sobre a conduta clínica e notificar imediatamente a Sesa por meio da Rede CIATox do Paraná.

– Curitiba: 0800 041 0148

– Londrina: (43) 3371-2244

– Maringá: (44) 3011-9127

– Cascavel: (45) 3321-5261

Medidas de prevenção ao etanol

A Sesa orienta alguns cuidados ao consumir bebidas alcoólicas:

– Em primeiro lugar, compre apenas de locais confiáveis e desconfie de preços muito baixos.

– Verifique se o líquido está limpo e se o lacre da garrafa está intacto.

– Rótulos tortos, borrados ou com erros podem indicar falsificação.

– Confira se a embalagem tem o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que garante a fiscalização da produção.

– Em bebidas destiladas, veja se há o selo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que, por consequência, indica que o produto passou pela inspeção oficial.

– Estabelecimentos devem exigir nota fiscal dos fornecedores para garantir a origem das bebidas.

– Sobretudo, em caso de suspeita de intoxicação por metanol, procure atendimento médico imediatamente.

(OBemdito com AEN)

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

4 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

1 hora ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais