Paraná

Secretário da Segurança visita bombeiro ferido durante resgate em incêndio

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, visitou na manhã desta quinta-feira (16) o 1º sargento Edemar de Souza Migliorini, do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), que ficou ferido durante o atendimento a um incêndio em um edifício no centro de Cascavel, no Oeste do Estado.

O militar sofreu queimaduras de terceiro grau enquanto resgatava vítimas presas no 13º andar do prédio, na tarde de quarta-feira (15). Ele segue internado em observação e, segundo o 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, deve permanecer hospitalizado por mais alguns dias até receber alta médica.

O secretário Hudson Teixeira destacou a coragem e o comprometimento do bombeiro, que arriscou a própria vida para salvar outras pessoas.

“Visitei o sargento Migliorini no hospital para parabenizá-lo pelo ato heroico no salvamento de duas mulheres e uma criança no incêndio de ontem. Ele representa toda a instituição do Corpo de Bombeiros. Sofreu queimaduras, mas graças a Deus está vivo e recebendo atendimento. É um orgulho para o Estado”, afirmou o secretário.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ação rápida das equipes foi essencial para conter o fogo e impedir que as chamas se espalhassem para outros apartamentos do edifício.

O sargento Migliorini integra o 4º Batalhão do CBMPR, sediado em Cascavel, e participou da operação junto a outras equipes de combate e resgate. Além dele, o cabo Leandro Batista também se feriu durante o atendimento, sofrendo queimaduras leves nas mãos, ele foi liberado após o primeiro atendimento médico.

A corporação ressaltou que o episódio reforça o espírito de serviço e abnegação dos profissionais que atuam em situações de risco extremo.

Outro héroi

O 3º Sargento do Corpo de Bombeiros de Umuarama, Willian Alexandre Mariano, recebeu a Medalha da Humanidade pelo ato de heroísmo durante o salvamento de seu parceiro. O Sargento Mariano integra a equipe da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Umuarama. A corporação entregou a homenagem durante a solenidade de aniversário de 113 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná, na última quarta-feira (8), em Curitiba.

O fato que motivou a homenagem aconteceu em 26 de fevereiro de 2021 durante a Operação Verão no litoral do Estado. Os Sargentos Kuniski e Mariano trabalhavam no Posto de Guarda-Vidas (PGV) Mar Doce, no balneário de Coroados, praia de Guaratuba.

Uma tempestade com muitas descargas elétrica se aproximava da praia e os dois bombeiros retiraram todos os banhistas que estavam na água e na areia. Em seguida, os dois se recolheram ao PGV.

Dois feridos e um ato de bravura

Por volta das 11h um raio atingiu o posto e o Sargento Kuniski entrou em parada cardiorrespiratória. Apesar de ter ficado paralisado da cintura para baixo, Mariano se arrastou e pediu socorro pelo rádio. “Depois me virei e fiquei sentado ao lado dele, que estava caído no chã. De pronto iniciei as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, enquanto esperava o apoio chegar. Após alguns minutos de massagem ele retornou, com a fala desconexa”, lembra o bombeiro.

Mariano acrescenta: “Nisso, chegou o apoio e o helicóptero também. O médico da aeronave fez os procedimentos para estabilizar ele e encaminhar para o hospital regional de Paranaguá. Enquanto isso, eu fui atendido pela nossa ambulância e encaminhado para o PA de Guaratuba”.

O bombeiro de Umuarama permaneceu internado somente até a noite daquele dia. Ele lembra que demorou 15 dias para voltar a andar bem. “Enquanto ele ficou em coma induzido por três dias e recobrando a consciência no quarto dia. Ele ficando mais nove no quarto do hospital e, para se recuperar totalmente, levou mais de 40 dias”, relembra.

A data do incidente não sairá da memória dos sargentos, pois eles têm motivos de sobra para comemorar a ‘nova oportunidade’ de viver. “Esse ano fez 4 anos da nossa nova data de aniversário”, afirmou Mariano. Meses após o acidente, Kuniski esteve com o comando do CBMP e falou sobre o fato (veja aqui).

Dedicação aos Bombeiros de Umuarama do Paraná

O 3° Sargento QPBM William Alexandre Mariano nasceu em 17 de outubro de 1980 na cidade de Umuarama. A união com Eliza Bruna da Guia Ortiz Mariano resultou em dois filhos: Enzo Gabriel Mariano e Maria Eduarda Mariano.

No entanto, antes de ingressar no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, serviu na Força Aérea Brasileira (FAB) por 4 anos. Porém, deixou a FAB e ingressou na Escola de Formação de Praças em 12 de janeiro de 2004. A formação ocorreu cerca de oito meses depois. Atualmente, Mariano comemora 23 anos de serviço do Corpo de Bombeiros, sendo que há 4 anos optou por retornar para sua cidade natal.

Medalha de Humanidade

A Medalha de Humanidade da Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi instituída pela Lei nº 2.744, de 31 de março de 1930. O Governador do Estado concede a honraria através de decreto. O objetivo é homenagear o Policial Militar e Bombeiro Militar que, no cumprimento do dever, praticar um ato de heroísmo para salvar a vida de outra pessoa.

A medalha em ouro possui formato elíptico. No verso possui o Escudo do Paraná ao centro, vinte e três estrelas circundantes e as inscrições ‘Estado do Paraná’ e ‘Humanidade’. Além disso, no reverso tem a heráldica ‘O Paraná a seus heróis’.

Rudson de Souza

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

3 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

3 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

4 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

4 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

5 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

5 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais