Luiz Fernando Publisher do OBemdito

PF divulga balanço da Operação Circuito Fechado, deflagrada em Umuarama e outras cidades

Além dos mandados cumpridos, a Justiça Federal ainda determinou a indisponibilidade de bens, que pode atingir até R$ 10 milhões por investigado

Foto: PF
PF divulga balanço da Operação Circuito Fechado, deflagrada em Umuarama e outras cidades
Luiz Fernando - OBemdito
Publicado em 16 de outubro de 2025 às 15h42 - Modificado em 16 de outubro de 2025 às 15h42

A Polícia Federal (PF) divulgou, nesta quinta-feira (16), o balanço da Operação Circuito Fechado, que apura a atuação de uma organização criminosa envolvida em descaminho e comercialização irregular de eletrônicos. As ações ocorreram nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com cumprimento de mandados também em Umuarama, Loanda e Santa Isabel do Ivaí.

Ao todo, foram seis mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal — cinco deles cumpridos durante as diligências, enquanto um investigado segue foragido. A operação também resultou em dois flagrantes, sendo um por contrabando, importação irregular de medicamentos e descaminho, e outro exclusivamente por descaminho.

Durante as buscas, os agentes apreenderam mais de 180 aparelhos eletrônicos novos, entre celulares, tablets e notebooks, além de cerca de 15 celulares pessoais dos investigados. Também foram encontrados cigarros, essências, perfumes, bebidas, suplementos anabolizantes e acessórios eletrônicos de origem estrangeira sem comprovação fiscal.

Operação Circuito Fechado: PF mira em quadrilha milionária e cumpre mandado em Umuarama.

Ainda conforme divulgado pelo balanço da PF, na operação, 17 veículos foram bloqueados judicialmente por meio do sistema Renajud e cinco automóveis apreendidos durante a ação, incluindo modelos de alto valor. A Justiça Federal ainda determinou a indisponibilidade de bens, que pode atingir até R$ 10 milhões por investigado.

Além disso, foram recolhidos materiais considerados relevantes para as investigações, como cadernos de anotações, cheques, comprovantes de compras no Paraguai, notebooks e celulares utilizados pelo grupo.

A operação mobilizou cerca de 50 policiais federais para o cumprimento simultâneo das ordens judiciais nas cidades de Umuarama, Loanda, Santa Isabel do Ivaí, Mundo Novo (MS) e Assis (SP). Assista o vídeo abaixo:

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.