PRF flagra motorista de caminhão usando corda no lugar do cinto de segurança no Paraná
O veículo transportava toras de madeira. Os policiais flagraram várias outras infrações, inclusive, o fato de que o condutor não possui habilitação para dirigir caminhão
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou o motorista de um caminhão usando uma corda no lugar do cinto de segurança no Paraná. O flagrante aconteceu na BR-163, em Toledo (PR), na manhã desta quarta-feira (15).
Os policiais realizavam uma fiscalização voltada para a segurança viária quando abordaram o motorista que conduzia um caminhão carregado com toras de madeira. Ao abrirem a porta do caminhão, ano 1976, os policiais já perceberam a primeira infração: como cinto de segurança, o motorista usava uma corda.
Além disso, os agentes da PRF constataram que havia carga nas partes externas do veículo e o caminhão estava sem a grade de contenção das toras. A equipe da PRF verificou que o motorista não possui habilitação para conduzir caminhão (apenas carro) e que o chassi estava alongado, o que configura alteração de característica. Por fim, dois pneus, de seis, estavam “carecas” e o licenciamento está atrasado desde 2021.
Diante das irregularidades, a PRF removeu o veículo para o pátio. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal a liberação do caminhão só acontecerá quando o proprietário sanar todas as irregularidades.
Cinto de segurança salva vidas
Somente em 2025, a PRF já flagrou quase 12 mil infrações pela falta do uso do cinto de segurança nas rodovias federais do Paraná. Entre elas, 7.553 estão relacionadas aos condutores e 4.319 aos passageiros de todos os tipos de veículos.
A falta do uso do cinto de segurança aumenta o risco de ferimentos graves ou mortes em acidentes. Em uma colisão, o corpo é lançado para frente ou para fora do veículo, colocando em perigo todos os ocupantes, inclusive os que estão usando o cinto.
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Mortes de ocupantes de caminhões
Ao todo, 72 ocupantes de caminhões já morreram em acidentes nas rodovias federais do Paraná em 2025. Desse total, 60 eram condutores e 12 passageiros.
A maior parte das mortes de ocupantes de caminhão ocorreu em colisões frontais, tombamentos e saídas de pista. De acordo com a PRF, esses eventos costumam envolver alta energia de impacto, o que eleva o risco de fatalidades.
A PRF alerta que isso acontece, principalmente, quando há excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas, perda de controle do veículo. A ausência do cinto de segurança potencializa as chances de morte.
(Informações: Assessoria PRF)





