Homem de 49 anos resistiu à abordagem policial e precisou ser contido com uso de spray de pimenta (Foto PMPR)
Um homem de 49 anos foi preso na tarde desta segunda-feira (13) após agredir e ameaçar os pais, de 70 e 74 anos, em uma residência no Parque Tarumã, em Umuarama. Segundo a Polícia Militar, o suspeito apresentava sinais de embriaguez e reagiu à chegada da equipe.
De acordo com o boletim policial, o homem teria empurrado os pais e feito ameaças dentro da casa. As vítimas relataram que episódios de violência psicológica são recorrentes.
Durante a abordagem, o suspeito se trancou no quarto e afirmou que só deixaria o local “mediante confronto”. Diante da resistência, os policiais utilizaram spray de pimenta para contê-lo com segurança.
Após ser imobilizado, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 7ª Subdivisão Policial de Umuarama. Os idosos manifestaram o desejo de representar criminalmente contra o filho. O caso segue sob investigação.
A violência contra a pessoa idosa é uma grave violação de direitos humanos, que pode se manifestar de diversas formas. Além da violência física, que deixa marcas visíveis, existem outras formas igualmente cruéis, como a violência psicológica (humilhação, ameaças e isolamento), a negligência (abandono e falha no cuidado), a violência financeira (apropriação de bens e aposentadoria) e a violência sexual.
Muitos casos ocorrem dentro do próprio ambiente familiar, sendo praticados por filhos, netos ou cuidadores, o que dificulta a denúncia. A vítima, muitas vezes, cala por medo, vergonha ou dependência emocional e financeira do agressor.
O envelhecimento da população torna o combate a esse tipo de violência uma urgência social. No Brasil, a Lei nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) assegura proteção integral e prevê punições para esses crimes. Denunciar é fundamental e pode ser feito de forma anônima pelo Disque 100, que funciona 24 horas. Proteger nossos idosos é um dever de todos.
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais