OAB Umuarama orienta idosos de Xambrê sobre golpes bancários
Projeto educativo orienta idosos sobre riscos e cuidados com golpes financeiros
A OAB de Umuarama, por meio da Comissão de Direito Bancário, iniciou nesta quarta-feira (8), em Xambrê, no Noroeste do Paraná, o projeto “Golpes Bancários: Orientação e Prevenção para Idosos”. A iniciativa visa à conscientização e à proteção de aposentados e pensionistas contra fraudes financeiras.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Ministério Público do Paraná, o evento marcou o início de uma série de encontros regionais que pretendem difundir informações de forma acessível e prática, ajudando os idosos a reconhecer situações de risco e a adotar medidas preventivas.
Durante a palestra, foram realizadas dinâmicas educativas que apresentaram os principais tipos de golpes bancários como clonagem de cartões, ligações falsas e fraudes via aplicativos e ofereceram orientações sobre como agir diante de suspeitas ou prejuízos.
A presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB Umuarama, Rafaela Lanutte Ferreira, destacou que o projeto busca aproximar a advocacia da comunidade. “Queremos que os idosos se sintam acolhidos e informados. A melhor forma de combater golpes é com conhecimento e orientação simples, que os ajude a agir com segurança”, afirmou.
Leia também: Idoso perde mais de R$ 12 mil em golpe do falso bancário em Ivaté.

A ação contou também com a participação da Promotoria de Justiça da Comarca de Xambrê, reforçando a importância da cooperação entre o poder público, a advocacia e a sociedade civil na defesa dos direitos dos consumidores e na proteção da população idosa.
Segundo a OAB, o projeto será levado nas próximas semanas a outras cidades da região, ampliando o alcance das ações educativas sobre prevenção a fraudes financeiras.
Leia também: Douradina: Familiares conseguem evitar que idoso perdesse R$ 3 mil em golpe bancário.


(Texto: Alex Nascimento/Com informações da OAB Umuarama)





