Briga entre empresários chineses termina em incêndio e cinco mortos em Ciudad de Este
Encarregado de depósito reagiu de forma violenta após ser informado sobre sua demissão
Uma tragédia em Ciudad del Este, na fronteira de Foz do Iguaçu-Brasil com o Paraguai, marcou o final da noite deste sábado (11). Uma briga entre empresários chineses terminou em incêndio e deixou cinco pessoas mortas e três feridas. O caso aconteceu no 15º andar do edifício Diamante, um dos prédios comerciais mais conhecidos da região central da cidade.
De acordo com as autoridades paraguaias, ouvidas pelo jornal ABC Color, o desentendimento teve origem em motivos comerciais. O encarregado de depósito, Jack Cheng Luo, reagiu de forma violenta após ser informado sobre sua demissão e o valor da indenização proposta pelos sócios. Testemunhas afirmaram que ele se armou com uma faca e atacou os colegas de trabalho, provocando pânico no local.
Após o ataque, Luo abriu botijões de gás na cozinha e iniciou o fogo, provocando um incêndio de grandes proporções no edifício Diamante. Em seguida, ele se lançou por uma das janelas, caindo sobre o telhado de um prédio vizinho e morrendo na hora.
O Corpo de Bombeiros informou que o resgate foi difícil devido à fumaça intensa e às portas bloqueadas. A energia do prédio precisou ser cortada para evitar explosões, já que o ar estava saturado de gás.
Três pessoas foram resgatadas com vida: uma mulher com ferimento leve no rosto, sua filha de 7 a 8 anos e um homem que também ficou ferido. As vítimas foram encaminhadas a hospitais da cidade e passam por acompanhamento médico.
Segundo a Polícia Nacional, as cinco vítimas fatais incluem o próprio agressor, Jack Cheng Luo, e quatro empresários chineses identificados como Wei Biao, Lan Jing Fang, Chen Chu Min e Li Zhao. Todos viviam e trabalhavam no mesmo prédio, que abrigava escritórios e apartamentos de empresários asiáticos ligados ao comércio local.
Peritos encontraram sangue espalhado por todo o ambiente e dois cilindros de gás abertos de forma intencional, o que agravou o incêndio. O apartamento ficou completamente destruído.
A tragédia em Ciudad del Este mobilizou equipes da Polícia Nacional, Corpo de Bombeiros Voluntários, Ministério Público e peritos criminais. As investigações seguem para esclarecer as causas do conflito, as responsabilidades e avaliar os danos estruturais no edifício Diamante, que foi evacuado e interditado.
As autoridades trabalham com a hipótese de que o autor sofria de forte estresse emocional e financeiro, o que pode ter contribuído para o surto violento. A principal linha de apuração, porém, aponta para um crime premeditado por desentendimento trabalhista.
A tragédia em Ciudad del Este chocou moradores e comerciantes da região, onde o edifício Diamante é conhecido por abrigar importadoras, escritórios e depósitos ligados ao comércio fronteiriço com o Brasil.





